Em parceria com o Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), a Embrapa lança na tarde desta quarta-feira (12), a ferramenta ABC+Calc, que tem como objetivo monitorar as emissões de metano no manejo de resíduos na produção animal. O lançamento ocorrerá no evento ‘Plano ABC+: da produção ao monitoramento das emissões’, que ocorre na sede do Mapa em Brasília. O evento será uma mesa redonda sobre o monitoramento de emissões no setor agropecuário e o papel das políticas públicas e ferramentas técnicas para a rastreabilidade na transparência das ações de mitigação.
A iniciativa é fruto de uma parceria entre o Plano ABC+ e a Coalizão Clima e Ar Limpo (CCAC), liderado pelo Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA). O intuito é alinhar a produção agropecuária à agenda climática global.
A criação da ABC+Calc surgiu frente a necessidade de melhorar a sistematização e centralização das informações nos níveis federal e estadual para a implementação do Plano ABC+. Com a ferramenta, gestores públicos podem utilizar dados simples, como número de animais e o tipo de sistema de produção adotado, para estimar o potencial de mitigação de metano e monitorar a evolução das práticas de manejo nos territórios. “A ferramenta facilita a compreensão do cenário de emissões, concentrando as informações em único ambiente”, explica o pesquisador Airton Kunz, da Embrapa Suínos e Aves (SC).
Ainda de acordo com ele, a ABC+Calc se insere diretamente nas estratégias do Plano ABC+ ao oferecer uma base técnica para o monitoramento das ações ligadas ao Manejo de Resíduos da Produção Animal (MRPA), um dos oito eixos dos Sistemas, Práticas, Produtos e Processos de Produção Sustentáveis (SPS) que estruturam o plano. “A ferramenta, portanto, é fundamental para medir os impactos das práticas adotadas e orientar as decisões técnicas e políticas com maior precisão”, enfatizou o pesquisador.
O MRPA é uma estratégia fundamental para o Brasil, considerando que o setor agropecuário responde por 76% das emissões de metano do país, das quais 5,7% estão associadas ao manejo de dejetos animais. A redução dessas emissões é crucial para que o País atinja a meta de reduzir o metano em 30% até 2030 e avance na trajetória de neutralidade climática até 2050.
Voltada para o uso dos comitês gestores estaduais e pelo próprio Mapa, responsável pelo monitoramento nacional do Plano ABC+, a ABC+Calc é uma ferramenta de apoio às políticas públicas.
Com ela, será possível gerar dados sistematizados que não apenas apoiam o cumprimento das metas do Plano ABC+, mas também atenderão diretamente as Contribuições Nacionalmente Determinadas (NDCs) brasileiras no setor agropecuário.
A expectativa é que a calculadora seja, além de replicada em todos os estados, expandida para outras áreas dos SPS do plano ABC+, fortalecendo ainda mais a base de dados disponível para planejamento e acompanhamento climático.
Há também a intenção de integrar os dados da ABC+Calc ao Inventário Nacional de Emissões de Gases de Efeito Estufa, sob responsabilidade do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI).
“Esperamos que a ABC+Calc se consolide como uma ferramenta pública estratégica para o Brasil, com alto potencial de replicabilidade em nível nacional. O objetivo é que ela esteja a serviço de políticas públicas eficazes na mitigação das emissões de gases de efeito estufa no setor agropecuário — um passo fundamental rumo a uma produção mais sustentável e alinhada às metas climáticas globais”, enfatizou o pesquisador da Embrapa.
*Sob supervisão de Hildeberto Jr.