Os municípios de Santo Antônio da Patrulha e Alegrete, no Rio Grande do Sul, passam a integrar o projeto “Qualidade e Excelência em Genética Bovina Taurina para a Agricultura Familiar (Qualigen)”, conduzido pela Embrapa Pecuária Sul em parceria com a Fetag-RS e sindicatos rurais.
Na primeira entrega, ocorrida nesta semana, produtores de Santo Antônio da Patrulha receberam 50 kits de inseminação artificial em tempo fixo (IATF) e 108 doses de sêmen das raças braford e hereford. Os pecuaristas de Alegrete receberão o material em outubro, consolidando sua adesão ao programa.
Material genético de reprodutores selecionados
As doses de sêmen provêm de touros destacados nas provas de desempenho, como a Prova de Avaliação a Campo (PAC), Prova de Eficiência Alimentar (PEA) e Prova de Emissão de Gases (PEG), envolvendo raças como angus, brangus, hereford, braford e charolês.
Vivian Dagnesi Timpani, pesquisadora da Embrapa Pecuária Sul e coordenadora do Qualigen, afirma: “O propósito maior é promover o aprimoramento genético dos rebanhos de corte nos sistemas familiares, gerando terneiros com maior eficiência alimentar, melhor desempenho e carne de qualidade.”
Com informações de: embrapa.br.
Publicado com auxílio de inteligência artificial e revisão da Redação Canal Rural.