A Cargill informou aquisição de uma planta industrial de esmagamento, refinaria e envase de óleo em Barreiras, no Oeste da Bahia. De acordo com a empresa americana, a unidade no município emprega atualmente 250 pessoas.
A indústria produz farelo de soja (granel e ensacado), casca de soja peletizada, óleo degomado e óleo refinado (granel e envasado, sob a marca Liza).
A companhia já operava no local desde 1998 por meio de um contrato de arrendamento e, agora, assume o controle total do ativo.
Paulo Sousa, presidente da Cargill no Brasil e do Negócio Agrícola na América Latina celebrou a compra e disse que o movimento reforça o compromisso com o estado e com o desenvolvimento econômico e social.
“A iniciativa está alinhada à nossa estratégia de crescimento e fortalece nossa operação na região, permitindo que possamos seguir investindo para atender tanto aos nossos clientes no mercado doméstico, como aqueles do mercado global de farelo de soja”, completa o executivo.
O governo baiano foi informado por meio de um comunicado enviado à Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDE), sobre a formalização do negócio.
“Receber essa notícia, no momento em que o presidente americano resolve aumentar sua taxação sobre produtos brasileiros, é muito importante para a economia baiana. A ampliação dos investimentos dessa gigante são fruto do trabalho sério e comprometido do time do governador Jerônimo Rodrigues.
Investimentos
Nos últimos cinco anos, a empresa americana alcançou a marca de R$ 8,1 bilhões em recursos financeiros investidos em sua operação no Brasil.
Como resultado, são 29 fábricas, 75 armazéns, e sete terminais portuários. Além disso, dois centros de inovação, um centro de serviços compartilhados, cinco centros de distribuição, 14 escritórios comerciais e quatro escritórios corporativos fazem parte da estrutura da empresa no país.
Você também pode participar deixando uma sugestão de pauta. Siga o Canal Rural Bahia no Instagram e nos envie uma mensagem.