O impacto das enchentes que atingiram o Texas desde a última sexta-feira, 4, resultou em 80 mortes confirmadas até este domingo, 6, de acordo com dados divulgados por autoridades dos Estados Unidos. O número de desaparecidos permanece em 41, o que inclui as 11 crianças que participavam de um acampamento cristão de verão chamado Camp Mystic.
+ Leia mais notícias de Mundo em Oeste
Segundo as informações da imprensa norte-americana, a maior parte das vítimas foi registrada em Kerr County, com 59 mortes. As demais fatalidades foram registradas em Travis County (5), Burnet County (3), Kendall County (2), Tom Green County (1) e Williamson County (1).
Risco de novas enchentes
Equipes de resgate seguem mobilizadas no esforço de localizar sobreviventes e realocar moradores das áreas atingidas. Autoridades intensificaram alertas para que populações próximas a rios e córregos busquem regiões elevadas, diante do risco de novas enchentes.


Segundo o governador do Texas, Greg Abbott, as áreas afetadas continuam sob ameaça em razão do solo saturado e da previsão de chuvas intensas para os próximos dias. “As pessoas dessas regiões precisam perceber que estão em uma área com terra já saturada de água”, afirmou.
Alertas para mais chuvas no Texas
Segundo o jornal norte-americano The New York Times, o Serviço Meteorológico enviou alertas para mais chuvas, mas a rapidez com que o nível da água subiu dificultou a resposta das autoridades e a retirada de moradores das áreas de risco.


O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, declarou nas redes sociais que o governo federal atua junto do Estado e dos municípios. “Nossa Secretária de Segurança Interna, Kristi Noem, estará lá em breve”, afirmou. “Melania e eu estamos rezando por todas as famílias afetadas por esta terrível tragédia. Nossos bravos socorristas estão no local fazendo o que sabem fazer de melhor.”