
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, confirmou que irá se encontrar com o líder da China, Xi Jinping, na próxima quinta-feira (30), na Coreia do Sul. Em declaração durante jantar com empresários no Japão, Trump afirmou que a reunião “ocorrerá bem”.
Além disso, o republicano também disse que pensou no secretário do Tesouro norte-americano, Scot Bessent, para assumir a chefia do Federal Reserve, o banco central dos Estados Unidos. Segundo Trump, a escolha se justifica porque Bessent “acalma os mercados”.
Reunião com Xi: o que esperar?
Antes do encontro entre os dois líderes, entretanto, as negociações entre Estados Unidos e China seguem à todo vapor. Em Kuala Lampur, na Malásia, foram dois dias de discussões e o clima, segundo notícias internacionais, é de otimismo para ambos os lados.
No último domingo (26), Bessent afirmou que as conversas evoluíram. Na avaliação dele, foi uma “discussão construtiva”.
Trump e Fed: relação conturbada
Não é segredo que a relação de Donald Trump com o Federal Reserve tem sido marcada por críticas públicas e tentativas de interferência política. Trump já chegou a se referir ao presidente do Fed, Jerome Powell, como “incompetente”, além de fazer duras críticas à política de juros conduzida pela entidade monetária.


