Primeira etapa de provas aconteceu na tarde desse domingo (5)
Publicado: 06/10/2025, 01:30

Os candidatos do CNU 2025 saberão na manhã desta segunda-feira, 6, qual é o gabarito da prova –
A primeira etapa do Concurso Público Nacional Unificado (CNU 2025), com as provas objetivas, foi realizada na tarde deste domingo, 5, e teve abstenção de quase 43%, segundo dados divulgados pela ministra da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck em coletiva de imprensa.
A ministra ressaltou que a segunda edição do CNU teve uma abstenção de 42,8% dos candidatos, um número menor do que o registrado em 2024, de 54%, mais da metade dos candidatos inscritos.
Esther Dweck também disse que a aplicação da prova aconteceu sem grandes intercorrências. “Ocorreu de forma tranquila, praticamente sem intercorrências. Isso é fruto de um trabalho conjunto de órgãos dos governos federais e dos governos estaduais.”
DESCLASSIFICAÇÃO – Mais cedo, a ministra havia comentado a desclassificação de três inscritos após operação da Polícia Federal realizada nesta semana. A ação apontou seis suspeitos de cometer fraude. Dweck classificou o caso como “pontual” e citou medidas implementadas em todos os locais de prova para evitar fraudes.
“A gente tem detectores de metal em todas as portas e detectores de ponto eletrônico em todas as cidades. A gente espera que isso tenha sido suficiente. As provas eram diferentes para todos os candidatos. Não revelamos quantos gabaritos havia, apenas amanhã será revelado isso.”
Os candidatos do CNU 2025 saberão na manhã desta segunda-feira, 6, qual é o gabarito da prova deles. Até o momento, não se sabe quantos gabaritos eram.
ENEM DOS CONCURSOS – As provas objetivas da segunda edição do Concurso Público Nacional Unificado (CNU 2025) são aplicadas no turno vespertino, neste domingo (5), de forma simultânea, em todos os estados brasileiros, mais o Distrito Federal.
Os 761.545 inscritos confirmados são moradores de 4.951 cidades. Eles farão as provas em 1.284 locais, como escolas e faculdades, em 228 municípios escolhidos pelo Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI). As cidades estão em um raio de até 100 quilômetros (km) da residência dos candidatos, para reduzir custos e promover a acessibilidade.
As provas objetivas serão dos nove blocos temáticos de nível superior e médio, que agrupam cargos de áreas afins. Neste domingo, a primeira fase será composta por 90 perguntas de múltipla escolha, para o nível superior, e por 68, para o nível intermediário.
Somente os candidatos habilitados nesta primeira etapa serão convocados para fazer a prova discursiva em 7 de dezembro.
Com informações de: Terra.