fbpx
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

entenda a origem de Senor Abravanel, seu nome verdadeiro

Um dos maiores ícones da televisão brasileira, Silvio Santos, morreu neste sábado, 17, em São Paulo, aos 93 anos. Conhecido por seu nome artístico, o verdadeiro nome do apresentador, contudo, era Senor Abravanel.

Silvio Santos, de origem judaica, era filho de imigrantes judeus da Grécia, cujos antepassados viveram na Península Ibérica.

+ Leia mais notícias de Cultura em Oeste

Nos anos 1980, Silvio explicou em um de seus programas a origem de seu nome. Ele era descendente de Dom Isaac Abravanel, responsável pelas finanças de Portugal e Espanha no século XV.

“O homem que me deu origem consertou as finanças de Portugal, depois foi chamado pelos reis católicos, Isabel e Fernando, para a Espanha”, disse ele, emocionado. “Era o Dom Isaac Abravanel. Depois, quando chegou a Inquisição, os reis católicos disseram ‘você fica e o povo judeu vai’. Ele disse, ‘Não, o povo judeu vai e eu vou junto’.”

Silvio contou que seus antepassados se estabeleceram em Salônica, na Grécia, e que o título “Dom” foi adaptado para “Senor” no Brasil.

“Aqui no Brasil não existe Dom”, explicou o apresentador, na época. “O título que meus antepassados ganharam no ano de 1490. O dom Isaac Abravanel foi um dos que deu dinheiro para que Colombo viesse descobrir a América. Então, disseram para o meu pai que ‘Dom é frescura’ e ele colocou Senor. Senor quer dizer ‘Dom Abravanel’.”

De acordo com um comunicado da família, Silvio Santos desejava ser enterrado conforme os ritos judaicos e pediu para que sua morte não fosse explorada. “Ele pediu para que não explorássemos sua passagem”, afirma o comunicado.

Reações de entidades judaicas

Entidades judaicas lamentaram sua morte. A Confederação Israelita do Brasil expressou respeito e reconhecimento pela trajetória do apresentador, além de destacar seu empreendedorismo.

“Como membro da comunidade judaica, Silvio sempre fez questão de manter suas raízes e valores, tornando-se um símbolo de orgulho para judeus em todo o Brasil”, afirmou a Conib.

A Federação Israelita do Estado de São Paulo também lamentou profundamente a morte do apresentador. “Sua trajetória, marcada por trabalho incansável, é um exemplo inspirador para todos nós”, declarou a entidade.

A Federação destacou que Silvio honrou suas raízes judaicas incorporando valores de generosidade e perseverança em suas ações.

A Câmara de Comércio Brasil-Israel manifestou profunda admiração por Silvio Santos, chamando-o de um empreendedor visionário que transformou o cenário empresarial brasileiro.

“Silvio Santos não apenas revolucionou a televisão, mas também serviu como um exemplo de sucesso e inspiração para a comunidade judaica no Brasil”, acrescentou a entidade. “Sua trajetória mostra o poder da perseverança e da criatividade.”

Causa da morte e informações sobre o enterro do apresentador

Silvio Santos morreu em razão de uma broncopneumonia contraída depois de uma infecção por H1N1. Em respeito ao seu desejo, a família informou que não haverá velório.

Leia mais:


Compartilhe:

Veja também: