Em coletiva nesta sexta-feira (11), Enzo Maresca voltou a comentar uma pauta que já vem levantando há semanas: o desgaste físico do Chelsea em comparação aos clubes brasileiros que disputam o Mundial de Clubes. O técnico ressaltou que, enquanto seus jogadores chegam ao torneio no limite, os adversários do Brasil têm períodos de folga mais generosos.
Leia também


Na próxima temporada, vamos ver. Finalmente, nós teremos três semanas de férias depois do jogo de domingo”, destacou Maresca.
Ele lembrou que, diferente dos ingleses, os elencos brasileiros costumam ter um mês de férias entre dezembro e janeiro — um período de descanso real, segundo o treinador.
Maresca contou ter debatido o assunto com um brasileiro, que discordou de sua visão. Mas o técnico reforçou o argumento: “Enquanto isso, os nossos jogadores não têm férias há mais de um ano. A última vez que eles tiveram um mês de descanso foi há muito tempo”, disse, reforçando a diferença no nível de energia entre as equipes.
A fala dá sequência a uma disputa de narrativas que se intensificou nos últimos dias, com o Chelsea alegando que chega mais desgastado ao torneio por conta do calendário europeu. “Estamos encerrando uma temporada agora e, finalmente, vamos ter três semanas livres depois de quinze meses sem parar. E vamos tentar recuperar as energias para a próxima temporada”, concluiu Maresca.