A Equipe Robô Fantasma, de Ponta Grossa, alcançou os melhores resultados e garantiu o primeiro lugar geral no Desafio Sesc de Robótica, realizado de 16 a 18 de outubro no Sesc Caiobá, em Matinhos. Ao todo, foram 16 equipes participantes, formadas por estudantes do Paraná e de Brasília (DF). O segundo e terceiro lugares ficaram com os grupos Chicken Storm, do Sesc Centro, e Operário Bots, de Ponta Grossa, respectivamente. Outros times que se destacaram também ganharam premiações.
Foram dois dias intensos de programações de robôs, ajustes de estratégias e muita resiliência. Na modalidade Mapa de Missões, as equipes cumpriram desafios obrigatórios que retratavam as frentes de atuação do Sesc no Paraná, entre elas Cultura, Esporte, Lazer, Turismo e Ação Social. O desafio bônus, opcional, foi na área da saúde: os participantes precisaram encaixar as peças que formavam as unidades móveis OdontoSesc e Saúde Mulher.
Para Marco Aurélio, da equipe Robô Fantasma, nada se compara à experiência adquirida durante o evento. “É um sentimento muito gratificante. Tivemos muitos esforços e trabalho em equipe. Sempre pensamos além da competição. É sobre estar ali programando e montando robôs. Além disso, a robótica me proporcionou muitas amizades, que sei que seguirão fortes”, disse.
Além dos olhares da equipe de Educação do Sesc PR, dos técnicos, árbitros e familiares, representantes do Departamento Nacional de Educação do Sesc e de regionais da instituição em outros estados vieram conferir de perto o evento, a fim de levar ideias para suas unidades. “Foi muito bacana ver como o Sesc Paraná conseguiu integrar o aprendizado da tecnologia e da robótica com o conhecimento que os estudantes vão levar para a vida. São construções de habilidades socioemocionais que hoje é, também, um requisito da educação 5.0. Quando essas crianças se tornarem adultos, já vão levar com elas essa vivência”, destacou Maria Aparecida Francelino, do Sesc Pernambuco.
Outra modalidade do desafio foi o Modelo de Negócios, na qual os estudantes desenvolveram projetos voltados à inclusão no comércio. Com criatividade e senso de impacto social, eles propuseram soluções inovadoras que buscavam ampliar o acesso e a participação de grupos diversos nos mercados, promovendo ambientes mais inclusivos. Nesta categoria, a equipe Curto-Circuito, do Sesc Londrina, ganhou o prêmio Destaque.
GALERIA DE FOTOS
-
Equipe Robô Fantasma -
Equipe Operário Bots, de Ponta Grossa
Classificação geral:
1° lugar – Robô Fantasma (Sesc Ponta Grossa)
2° lugar – Chicken Storm (Sesc Centro – Curitiba)
3° lugar – Operário Bots (Sesc Ponta Grossa)
Premiações Destaques:
Mais Valores – Union Droid (Sesc União da Vitória)
Animação – Chicken Hurricane (Sesc Centro – Curitiba)
Equipe Revelação – Pirabots (Sesc São José dos Pinhais)
Programação – Led Solda (Sesc Brasília/DF)
Modelo de Negócio – Curto-Circuito (Sesc Londrina)
Das assessorias