A Polícia Militar do Paraná (PMPR) apreendeu, nesta terça-feira (14), 2,1 toneladas de maconha escondidas em um caminhão que transportava soja pela BR-467, no município de Toledo, no oeste do Paraná.
A ação foi conduzida por equipes do Batalhão de Polícia Militar de Fronteira (BPFRON), no âmbito da Operação Protetor de Fronteira e Divisas, em conjunto com a Polícia Federal (PF).
De acordo com a PMPR, a carga de soja tinha como destino o porto de Paranaguá, no litoral paranaense. No total, foram apreendidos 2.096 quilos de maconha prensada e 20,7 quilos de maconha do tipo capulho. A estimativa é de que o prejuízo ao crime organizado chegue a R$ 4,5 milhões. O motorista confessou que receberia R$ 10 mil pelo transporte da droga.
A abordagem ocorreu após informações sobre um possível carregamento de entorpecentes. Durante o patrulhamento, os policiais visualizaram um caminhão Volvo FH entrando no pátio de um posto de combustíveis às margens da rodovia. Após breve monitoramento, foi realizada a abordagem.
Nada de ilícito foi encontrado com o condutor, de 58 anos, mas ele demonstrou nervosismo ao ser questionado sobre a carga. Ao ser informado de que o caminhão seria vistoriado, confessou que levava drogas escondidas em meio à soja.
O caminhoneiro, o veículo e o entorpecente apreendido foram encaminhados à Delegacia da Polícia Federal de Cascavel.