
A Espanha mobilizou 117 integrantes da Unidade Militar de Emergências (UME) para combater o surto de Peste Suína Africana (PSA) detectado na última sexta-feira (28) no Parque Natural de Collserola, região metropolitana de Barcelona, e formalizado nesta segunda (1) pelas autoridades do país.
Em coletiva de imprensa, o responsável regional de Agricultura, Òscar Ordeig, contou que dois javalis foram encontrados mortos e testaram positivo para a doença. Segundo ele, os militares destacados se juntam a outros 300 agentes para realizar trabalhos com drones, desinfecção, prospecção, busca e retirada de animais.
Após a confirmação dos casos, os primeiros na Espanha desde 1994, foi decretado alerta sanitário e fechado um amplo perímetro de mata nas imediações do parque onde os casos foram descobertos. De acordo com Ordeig, por enquanto não há registro de outras ocorrências, porém, oito mortes suspeitas de javalis aguardam resultado de laboratório.
A Espanha é o maior exportador de carne suína da União Europeia e ocupa a terceira posição no mundo, vendendo todos os anos cerca de 2,7 milhões de toneladas para mais de 100 países, quase 90% a mais que a 1,45 milhão que o Brasil deve embarcar em 2025.
Conforme as autoridades do país, considera-se que o vírus da PSA pode ter chegado por meio de um embutido contaminado transportado por estrada e consumido pelos javalis, hipótese que ainda não foi confirmada.
Vale lembrar que a Peste Suína Africana não afeta seres humanos, mas é altamente contagiosa e letal entre os suínos.


