“Acho que o campeonato está entregue”. Esta foi a frase mais impactante dita por Abel Ferreira, treinador do Palmeiras, após o empate em 0 a 0 do Alviverde com o Fluminense, no último sábado (22), pela 35ª rodada do Campeonato Brasileiro.
Com o resultado, o Verdão chegou aos 70 pontos, quatro a menos do que o Flamengo, líder da competição com 74 pontos e com uma vitória a mais do que o rival (22×21), restando apenas três partidas para o fim.
Porém, esta não é a primeira vez que Abel Ferreira dá a entender publicamente que um título está perdido, mas motiva internamente seus atletas para não desistir. A estratégia foi utilizada em 2023, durante a campanha do Campeonato Brasileiro, conforme revelou a ESPN.
Naquele ano, o Botafogo fez um primeiro turno histórico e chegou a ter nada menos do que 13 pontos de diferença para o Palmeiras em determinado momento da competição. Porém, o Alvinegro perdeu fôlego, sofreu uma dura queda de rendimento e viu o Verdão conseguir uma grande arrancada, ficando com o título.
Na época, durante o início do segundo turno do Brasileirão, o português sabia que os alvinegros ainda não tinham tido nenhum período de instabilidade na competição, algo normal durante a campanha, e esse poderia ser um fator chave na briga pelo título.
“Muita água ainda vai passar por baixo desta ponte”, foi a frase que o técnico disse a seus jogadores no dia a dia, com a convicção que havia tempo para que o Palmeiras se recuperasse e brigasse pelo título.
Isso, claro, do vestiário para dentro. Nas entrevistas à imprensa, Abel repetia quase que semanalmente o discurso de que o título dificilmente escaparia das mãos do Botafogo, rasgando elogios à campanha do Glorioso – mas, ele sabia, colocando o peso nas costas do rival.
A estratégia funcionou, e o Palmeiras ficou com o título ao atingir 70 pontos em 38 partidas, com 20 vitórias, dez empates e oito derrotas. Por outro lado, o Botafogo, que derreteu ao longo da campanha, terminou em 5°, com 64 pontos, com 18 vitórias, dez empates e dez derrotas.


