As apreensões de droga no Estado de São Paulo aumentaram 36,9% no primeiro semestre de 2025. Trata-se do terceiro maior volume da história para o período, segundo a Agência SP.
+ Leia mais notícias de Brasil em Oeste
A Secretaria da Segurança Pública (SSP) relata que, entre janeiro e junho, 115,8 toneladas de drogas foram apreendidas. No mesmo período de 2024, os agentes retiraram de circulação 84,5 toneladas.


A maior parte das apreensões foi de maconha, em um total de 84,2 toneladas. Também foram retidas 18 toneladas de cocaína, 2,8 toneladas de crack e 10,6 toneladas de outras drogas.
Do interior do Estado, vieram 68,5% (79,4 toneladas) do total em todo o território paulista.
Retirada de armas ilegais bate recorde no Estado de SP
Em relação às armas de fogo ilegais, as forças policiais alcançaram um recorde no número de apreensões em um semestre no Estado.
Leia mais: “O destino das drogas apreendidas em São Paulo; confira”
Foram retirados 7.128 revólveres e pistolas entre janeiro e junho neste período. São 81 armas a mais na comparação com o primeiro semestre de 2024. Do total, 121 eram fuzis, arma de uso restrito das Forças Armadas.
No início de seu mandato, em 2023, o governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) encontrou a segurança em crise, com a Polícia Militar apresentando o menor efetivo da história e a Polícia Civil com déficit.
A estratégia do combate à criminalidade, segundo o governo, tem se pautado pela recomposição dos efetivos, valorização das forças de segurança e integração entre as polícias.