Uma em cada oito pessoas no mundo está vinculada a alguma forma de cooperativa, o que representa 12% da população global. Tal ecossistema movimenta US$ 2,17 trilhões anualmente, sendo responsável por 280 milhões de empregos.
Os dados fazem parte de estudo inédito conduzido pela Macfor, que mapeou dados globais, nacionais e comportamentais sobre o tema.
No Brasil, o impacto maior do cooperativismo é no agronegócio, com mais de 12 milhões de associados organizados em aproximadamente 1.200 entidades espalhadas pelo território
nacional. Contudo, o comportamento digital das pessoas mostra que o termo “cooperativa” furou a bolha, ganhando ainda mais expressividade.
Prova disso é que em 2025, a palavra registrou cerca de 25 milhões de buscas no Google, sendo 20% delas originadas no Brasil. Esse desempenho coloca o país à frente até mesmo de mercados tradicionais do cooperativismo, como os Estados Unidos, onde o termo teve pouco mais de 23 milhões de buscas.
Essa alta expressividade digital revela o interesse crescente do brasileiro em compreender o tema. As buscas mais frequentes giram em torno de perguntas básicas, como “o que é cooperativa” e “como funciona”.
De acordo com o estudo, as pesquisas no buscador evidenciam que, embora o setor esteja consolidado em diversas regiões, ainda há um espaço relevante para ações de esclarecimento e aproximação do público.
Debate nas redes sociais
As redes sociais também se mostram um terreno fértil para o debate cooperativista, traça o levantamento da Macfor. Facebook, Instagram e TikTok despontam como os principais canais de discussão, ampliando o alcance das cooperativas para além dos círculos tradicionais e conectando o tema a públicos mais jovens e diversificados.
E o tom desse debate digital é, majoritariamente, positivo. De acordo com o monitoramento
da empresa, 76% das emoções expressas nas redes sobre cooperativas são positivas, com destaque para sentimentos de amor e alegria (uma percepção rara em debates econômicos
e que reforça o caráter comunitário), humano e transformador do cooperativismo.
De acordo com a análise, a alta parcela de comentários neutros, por sua vez, confirma o espaço para ampliar o conhecimento e o engajamento das pessoas.
Potencial das cooperativas
O estudo também chama atenção para a queda nas buscas pelo termo “cooperativa” no final de dezembro, que se explica pela migração do interesse coletivo para temas festivos, pelo recesso institucional, pela pausa no ciclo agrícola e pela redução dos estímulos de mídia no período.
Contudo, o levantamento da Macfor mostra que o Natal representa uma janela estratégica para as cooperativas criarem campanhas alinhadas aos seus valores de solidariedade e coletividade, ampliando sua visibilidade e conexão emocional com a sociedade.
Indicadores socioeconômicos
Além do potencial nas redes, o estudo mostra que o cooperativismo brasileiro se concentra, sobretudo, em regiões historicamente associadas ao agronegócio e ao desenvolvimento rural.
Nessa esfera, Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Rondônia, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Minas Gerais, Pernambuco, São Paulo e Espírito Santo lideram o ranking de interesse e presença de cooperativas.
E essa presença não é apenas quantitativa, já que municípios com atuação estruturada de cooperativas apresentam indicadores sociais e econômicos consistentemente superiores.
Segundo o estudo, essas localidades possuem melhores taxas de alfabetização e saneamento básico, renda domiciliar per capita mais elevada e PIB per capita 21,67% acima da média nacional.
Além disso, é possível observar que municípios que contam com agro cooperativas possuem Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) equivalentes à média do país, de 0,78, ou seja, esses estabelecimentos aproximam áreas rurais mais afastadas da média nacional, que considera desde as metrópoles com mais infraestrutura às cidades mais carentes.