O preço do etanol hidratado iniciou setembro com nova alta no mercado spot do estado de São Paulo. É isso o que apontam os levantamentos do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea).
Segundo o instituto, trata-se da sétima semana consecutiva de avanço. Pesquisadores explicam que o suporte aos valores vem da postura firme do vendedor, que segue ofertando baixos volumes no spot e tem perspectivas de novas elevações nos próximos meses.
Outro fator que influencia as cotações do biocombustível é a proximidade do encerramento da moagem da safra 2025/26. Com o clima seco ao longo da temporada, o processamento de cana avançou em ritmo acelerado. Levantamento do Cepea mostra que algumas poucas usinas já devem encerrar as atividades em outubro.
Entre 1º e 5 de setembro, o Indicador Cepea/Esalq do etanol hidratado para o estado de São Paulo fechou em R$ 2,7831/litro (líquido de ICMS e PIS/Cofins). O valor representa aumento de 1,52% no comparativo ao período anterior. Para o anidro, a elevação foi de 1,96%, com o Indicador Cepea/Esalq a R$ 3,1838/litro, valor líquido de impostos (sem PIS/Cofins).
*Sob supervisão de Luis Roberto Toledo