Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

EUA compram mais de 50% das exportações de 340 municípios

Na balança comercial, as exportações vão de um país para outro. No detalhe, os números têm impacto direto na vida dos municípios que faturam com o mercado externo — e, no Brasil, 340 deles dependem dos Estados Unidos para obter ao menos metade da receita com exportações, conforme mostram os registros dos embarques de 2024.

+ Conheça Curiosamente e descubra o que esconderam de você

Os negócios desses municípios com o exterior vão das commodities, como aço e carne, a itens complexos — como os aviões da Embraer, no interior de São Paulo. Na lista, há lugares de norte a sul do Brasil.

Onde estão esses municípios?

Apenas quatro Estados ficam fora da lista de cidades em que os EUA são os maiores clientes no mercado externo. Nenhum dos quatro ganhou fama por riqueza ou integração econômica.

O subdesenvolvimento é regra em todos os quatro, e o isolamento é a característica mais comum da absoluta maioria — como são os casos de Acre, Amapá e Roraima, os três Estados menos integrados do país. No caso do território roraimense, em razão da floresta densa e da falta de estrutura, boa parte da eletricidade local vem da Venezuela.

Fora do trio do Norte, o quarteto é completado por Alagoas. É a terra de figuras políticas polêmicas, como o ex-presidente Fernando Collor de Mello, hoje preso, e Renan Calheiros — sobre os quais pairam variados escândalos de corrupção.

Além disso, Alagoas está entre os Estados que menos faturam com exportações no Brasil. Na Região Nordeste, por exemplo, ganha nesse quesito apenas de Sergipe, o menor tanto em população quanto em território e economia nessa parte do país.

No restante do Brasil, todos os Estados têm lugares cuja maior parte do faturamento com o mercado externo acontece com os EUA. Em proporção, a pior situação é a do Espírito Santo — onde 26% dos municípios estão nessa exata situação.

Todos os posts

Compartilhe:

Veja também: