Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

EUA vão exigir entrevistas presenciais para vistos de não imigrante

A partir do dia 2 de setembro, cidadãos que desejam solicitar a maioria dos vistos de não imigrante para os Estados Unidos (EUA) precisarão obrigatoriamente participar de entrevistas presenciais nos consulados americanos.

A informação foi confirmada tanto pelo Departamento de Estado dos EUA quanto pela embaixada americana no Brasil, nesta segunda-feira, 11.

“ATENÇÃO: A partir de 2 de setembro de 2025, solicitantes de visto de não imigrante na maioria das categorias de visto — incluindo renovações — deverão comparecer a uma entrevista presencial com um oficial consular”, diz o comunicado. “Para mais informações, acesse: https://travel.state.gov/content/travel”, informou a embaixada dos Estados Unidos no Brasil.”

Até então, a regra implementada em fevereiro isentava de entrevista presencial apenas aqueles que solicitavam vistos diplomáticos ou oficiais das categorias A-1, A-2, C-3 (exceto atendentes, empregados ou serventes de autoridades credenciadas), G-1 a G-4, Nato-1 a Nato-6 e Tecro E-1.

A dispensa também abrangia renovações do mesmo tipo de visto, desde que o anterior tivesse validade integral, expirado há menos de 12 meses, o pedido fosse feito no país de residência ou nacionalidade, não houvesse histórico de recusa não revertida ou inelegibilidade aparente.

Detalhes da medida adotada pelos EUA

Bandeira dos EUABandeira dos EUA
Bandeira dos Estados Unidos da América | Foto: Livid Rhino/Pixabay

Com a nova determinação, a exigência de entrevista passa a valer inclusive para menores de 14 anos, maiores de 79 anos e para quem renovar o visto fora das condições de isenção.

As exceções continuam valendo para solicitantes de vistos diplomáticos ou oficiais das categorias mencionadas, além de quem renovar vistos B-1, B-2 ou B1/B2 com validade integral.

+ Leia mais notícias do Mundo em Oeste

Mexicanos que pedirem o cartão de travessia de fronteira em até 12 meses após o vencimento do visto anterior, desde que tenham pelo menos 18 anos na emissão do último visto, façam a solicitação no país de origem e não apresentem inelegibilidade, também permanecem isentos.

Apesar das isenções previstas, autoridades consulares mantêm o direito de exigir entrevistas, conforme avaliação própria, mesmo nos casos em que a regra prevê dispensa do procedimento presencial.

Leia também: “Vento norte”, artigo de Alexandre Garcia para a Edição 282 da Revista Oeste


Compartilhe:

Veja também: