Campeão olímpico com a seleção brasileira em 2021, em Tóquio, e da CONMEBOL Libertadores com o Fluminense, em 2023, Nino pode deixar o Zenit, da Rússia, na próxima janela de transferências.
Como apurou a ESPN, o clube russo está disposto a negociar o zagueiro brasileiro para abrir uma vaga de estrangeiro em seu elenco. Mas essa decisão não passa pelo desempenho de Nino, que é titular da equipe.
A ideia do Zenit em encontrar um novo clube para Nino passa pelo planejamento de investir em jovens sul-americanos que, no futuro, possam trazer também retorno financeiro.
Aos 28 anos, Nino é o segundo brasileiro mais velho do elenco do time russo, ficando atrás de Douglas Santos, que tem 31. A lista segue com Wendel (28), Gerson (28), Gustavo Mantuan (25), Luiz Henrique (24) e Pedro (19).
O Zenit investiu 5 milhões de euros (cerca de R$ 27 milhões, na cotação da época) no início de 2024 para tirar Nino do Fluminense.
Para além do planejamento do clube russo, a possível saída de Nino passa diretamente por uma questão pessoal envolvendo seu filho, Antonio.
À princípio, o ex-zagueiro do Fluminense descarta um retorno ao Brasil. A ideia do jogador e seu estafe é permanecer no futebol europeu.
Nino foi titular nas 14 partidas que atuou com o Zenit na atual temporada, sendo 12 pelo Campeonato Russo. Em 2024/25, o zagueiro brasileiro atuou em 35 partidas, marcou dois gols e deu duas assistências.


