O Brasil exportou 2.648 toneladas de carne angus no primeiro semestre de 2025, segundo dados da Associação Brasileira de Angus e Ultrablack. Esse número representa um crescimento de 98,6% com relação ao mesmo período no ano anterior. Israel foi o principal destino das exportações, com 35% da comercialização, China ocupa a segunda colocação, com 31%.
Veja em primeira mão tudo sobre agricultura, pecuária, economia e previsão do tempo: siga o Canal Rural no Google News!
“Os números do primeiro semestre mostram que 2025 será, de fato, um ano histórico. A demanda por qualidade só cresce, e o aumento da exportação comprova que estamos alinhados com o que o mercado exige”, diz José Paulo Cairoli, presidente da Associação Brasileira de Angus e Ultrablack .
No balanço do primeiro semestre de 2025, destaca-se também o aumento do volume de abates. Foram 255.600 animais abatidos no primeiro semestre deste ano, 13,1% a mais do que nos primeiros seis meses de 2024.
Principal importador
Ainda de acordo a associação, Israel tornou-se o maior importador de carnes angus brasileira nesse semestre. Tradicionalmente, o país importa o produto dos EUA, mas acabou optando pelo Brasil devido a diminuições no rebanho norte-americano.
“Países que exigem qualidade de carne, como Israel, estão encontrando no programa essa qualidade para importar do Brasil”, explica o gerente do Programa Carne Angus Certificada, Maychel Borges.
Além de Israel e da China, os principais compradores do programa foram Chile, Arábia Saudita, México, Iraque, Emirados Árabes Unidos, Líbano, Kuwait e Malásia. Ao todo, 24 países importaram o produto.