Os portos organizados do Norte movimentaram 30,2 milhões de toneladas de carga entre janeiro e agosto de 2025. O crescimento se concentrou nos granéis sólidos, que somaram 24,8 milhões de toneladas, com destaque para o milho.
Em agosto, foram movimentadas 3,9 milhões de toneladas de granéis sólidos, aumento de 2,16% sobre o mesmo mês de 2024. O milho respondeu por 2 milhões de toneladas, alta de 10,4%, enquanto fertilizantes e produtos químicos inorgânicos avançaram 18% e 13,1%, respectivamente.
Os números são do Estatístico Aquaviário, da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq).
Portos com maior crescimento
O Porto de Santana (AP) registrou o maior salto percentual. Em agosto, a movimentação passou de 316 mil toneladas para 395 mil, aumento de 25,2%, impulsionado pelo milho, que subiu 85% frente a agosto de 2024.
Santarém (PA) também se destacou, com 1,9 milhão de toneladas movimentadas em agosto, crescimento de 11,25%. As exportações no terminal aumentaram 45,33% em relação ao ano anterior, reforçando sua relevância para o escoamento agrícola regional.
Porto Velho (RO) teve aumento modesto de 0,92%, puxado principalmente pela soja, que totalizou 123 mil toneladas. Outros portos, como Vila do Conde (PA) e Belém (PA), movimentaram 1,8 milhão e 264 mil toneladas, respectivamente.
Papel estratégico da região Norte
O ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, destacou a importância logística da região. “O avanço reflete maior eficiência e competitividade, consolidando o Norte como eixo estratégico de transporte e integração nacional”, afirmou.
O desempenho dos portos evidencia a relevância do Norte no escoamento de grãos, principalmente milho, reforçando o papel da região no comércio exterior e na logística do agronegócio brasileiro.