Lando Norris venceu, em casa, o GP da Grã-Bretanha de Fórmula 1 de 2025 deste domingo (6), que terminou com um resultado histórico: Nico Hulkenberg, companheiro de Gabriel Bortoleto na Sauber, chegou em terceiro e conquistou o primeiro pódio de sua longa carreira. O brasileiro abandonou após um acidente.
O alemão estreou na categoria em 2010 e, mesmo fazendo boas corridas e sendo um piloto muito elogiado no paddock, nunca havia chegado entre os três primeiros. Seu melhor resultado, até então, havia sido o quarto lugar em mais de uma corrida. O britânico da McLaren, por sua vez, se aproximou de Oscar Piastri na briga pelo título de pilotos.
A volta de aquecimento começou com a pista molhada e todo o grid calçando pneus intermediários, mas vários pilotos foram aos boxes antes do início para calçar compostos secos, já que o circuito melhorou. O pole position, Max Verstappen, não foi um deles.
Quando as luzes ficaram verdes, o holandês da Red Bull ‘fechou a porta’ para Piastri e se manteve na liderança. Pista molhada, largada ‘bagunçada’ – Liam Lawson furou o pneu em uma disputa com Esteban Ocon e retirou-se da prova. Franco Colapinto foi outro que danificou seu veículo e também abandonou.
O safety car virtual foi acionado e o começo do GP da Grã-Bretanha passou a ser uma ‘guerra’ de estratégias. A previsão era de chuva pesada e o circuito seguia úmido, mas secando, e os ponteiros não abdicavam dos pneus intermediários.
Fim de prova para Bortoleto ao encerrar o VSC. O brasileiro, de compostos médios, rodou, bateu na barreira de proteção e quebrou a asa traseira. Ele ainda tentou voltar aos boxes para consertar o carro, mas teve que abandonar, a pedido da Sauber.
Piastri tomou a liderança de Verstappen na nona volta e rapidamente abriu vantagem sobre o tetracampeão, que perdeu a segunda colocação na sequência para Norris, quando a chuva apertou e, posteriormente, obrigou a direção de prova a mandar o carro de segurança à pista.
Mal deu tempo do GP ser retomado para outro safety car ser acionado em uma batida de Isack Hadjar, que ‘estampou’ a traseira da Mercedes de Andrea Kimi Antonelli, perdeu o controle de sua Racing Bulls e bateu no muro. Na relargada, Verstappen rodou e perdeu a terceira posição para Lance Stroll, que ‘decolou’ para terceiro em boa tática de pit stops da Aston Martin. O mesmo para Hulkenberg, que era o quarto.
Mesmo na liderança, Piastri passou a ter a vitória ameaçada ao receber uma punição de dez segundos por ter feito um ‘brake test’ durante o carro de segurança; assim, seu companheiro de McLaren, Norris, só precisava se manter nessa janela de tempo para herdar o primeiro lugar ao fim da prova.
Hulkenberg ultrapassou Stroll na 35ª volta para assumir a terceira colocação e conquistar, naquele momento, o que seria o primeiro pódio de sua carreira de 15 anos. Para isso, teria que conter a ameaça de Hamilton, que também superou o canadense e aparecia em quarto, apertando o ritmo com sua Ferrari.
A pista secou e, de novo, os pilotos calçaram pneus slick. Fernando Alonso foi o primeiro a fazer o pit stop e virou a ‘referência’ de tempo para que as equipes fizessem suas paradas. Piastri pagou sua punição de dez segundos e, assim, Norris assumiu a liderança de vez.
O britânico administrou a vantagem e garantiu a vitória do GP da Grã-Bretanha, com Piastri em segundo. Hulkenberg se manteve na terceira colocação após sua parada nos boxes e confirmou o primeiro pódio da carreira, para muita festa dele e da Sauber, que não chegava ao top 3 desde o GP do Japão de 2012.
Confira o resultado do GP da Grã-Bretanha de Fórmula 1
-
Lando Norris (McLaren)
-
Oscar Piastri (McLaren)
-
Nico Hulkenberg (Sauber)
-
Lewis Hamilton (Ferrari)
-
Max Verstappen (Red Bull)
-
Lance Stroll (Aston Martin)
-
Pierre Gasly (Alpine)
-
Fernando Alonso (Aston Martin)
-
Alexander Albon (Williams)
-
George Russell (Mercedes)
-
Oliver Bearman (Haas)
-
Carlos Sainz (Williams)
-
Esteban Ocon (Haas)
-
Charles Leclerc (Ferrari)
-
Yuki Tsunoda (Red Bull)
Abandonaram: Andrea Kimi Antonelli, Isack Hadjar, Gabriel Bortoleto, Liam Lawson e Franco Colapinto