Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

F1: Por que pódio de Hulkenberg causou ‘choque’ e a repercussão nos bastidores

O mundo da Fórmula 1 ainda está em polvorosa com o pódio de Nico Hulkenberg, companheiro de Gabriel Bortoleto na Sauber, conquistado no GP da Grã-Bretanha do último domingo (6). Foi a primeira vez em 15 anos de carreira que o alemão terminou no top 3, e o feito veio da maneira mais inesperada possível.

Para se ter uma ideia, o veterano de 37 anos somava 239 corridas sem nunca ter chegado entre os ponteiros e seu melhor resultado havia sido uma série de quartos lugares. E não foi por falta de oportunidade: ainda que nunca tenha sido piloto de uma escuderia poderosa, ele correu por Force India, Racing Point e Renault, que, vez ou outra, ‘beliscavam’ um pódio.

Largando de 19º em Silverstone, Hulkenberg foi beneficiado pelo fato de vários pilotos terem trocado os pneus antes mesmo da corrida começar, já que a pista secou após a chuva que caiu antes da prova e alguns competidores arriscaram colocar os compostos slick. O alemão não foi um deles, e a escolha foi acertada, pois os intermediários eram os que mais rendiam.

Depois, a Sauber fez bem em chamá-lo aos boxes novamente, na décima volta, antes de uma nova pancada de chuva na primeira metade da prova. Ele subiu para a quinta colocação após a entrada do carro de segurança, herdou o quarto lugar de Max Verstappen, que rodou na relargada, e ultrapassou Lance Stroll, o terceiro, na pista.

Um dos que mais comemorou o resultado foi seu companheiro de equipe, o brasileiro Gabriel Bortoleto, que ‘invadiu’ o rádio do engenheiro de Hulkenberg para parabenizá-lo. “Cara, você não imagina o quanto estou feliz por você. Você é uma lenda, de verdade”, disse o piloto de 20 anos. E Nico respondeu: “Aprecio muito isso vendo de você, te espero no pódio”.

Verstappen também festejou com o alemão. Na volta de retorno aos boxes após o fim do GP da Grã-Bretanha, ele ficou lado a lado com o colega de grid para fazer um sinal o parabenizando e depois conversou com ele fora do carro. Até a Mercedes entrou na festa, levando champanhe para a festa da Sauber, que embalou uma versão da música tema do Mundial de Clubes em homenagem ao veterano.

Bortoleto x Hulkenberg: como está o duelo interno da Sauber após o GP da Grã-Bretanha

Apesar de Hulkenberg estar 33 pontos à frente de Bortoleto no campeonato de pilotos da Fórmula 1, o duelo da Sauber está mais equilibrado do que parece. O único critério em que o alemão leva larga vantagem é nos resultados das corridas – tanto em GPs quanto nas corridas sprint.

Em classificações, por exemplo, os dois estão empatados. Contando as etapas curtas, o placar de ‘posição à frente no grid de largada’ está em 7 a 7; sem, iguala em 6 a 6. Considerando que o ritmo de corrida é um aspecto muito aprimorado conforme o piloto ganha experiência, é natural que o brasileiro teria dificuldades em acompanhá-lo nas provas no primeiro ano.

De fato, Hulkenberg tem larga vantagem nesse quesito: o alemão terminou à frente de Bortoleto em dez rodadas, contando as corridas sprint, e em nove sem levar a etapa curta em consideração. Com o pódio em Silverstone, o melhor resultado do veterano é um terceiro lugar. Gabriel, por sua vez, tem a oitava posição na Áustria como recorde pessoal no ano.

Além das classificações estarem equilibradas, eles também estão próximos na volta mais rápida da escuderia. O brasileiro marcou o melhor tempo entre os dois em cinco GPs, enquanto Hulkenberg, em sete.

Estatísticas do duelo Bortoleto x Hulkenberg

Pontos na temporada:

Classificações à frente (com corridas sprint):

Corridas à frente (com corridas sprint):

Volta mais rápida da equipe em um GP:

Melhores resultados:


Compartilhe:

Veja também: