Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

F1: Verstappen supera McLarens e vence GP da Itália; Bortoleto é 8º

O holandês Max Verstappen, da Red Bull, fez uma grande prova e venceu o GP da Itália de Fórmula 1, neste domingo (7), no circuito de Monza.

O tetracampeão mundial venceu uma linda “briga” com as McLarens de Lando Norris (2º) e Oscar Piastri (3º) no início da prova e depois conduziu sua Red Bull com maestria rumo à vitória.

Foi a vitória de Verstappen na temporada, e a 66ª de sua carreira.

Também foi a vez que o holandês ganhou no tradicional circuito de Monza.

O brasileiro Gabriel Bortoleto, da Sauber, também fez uma grande corrida, chegando na colocação.

No entanto, Bortoleto “ganhou” o lugar de presente após uma penalização de 5 segundos aplicada a Kimi Antonelli, da Mercedes.

“Anfitriãs” da prova, as Ferraris de Charles Leclerc e Lewis Hamilton fizeram uma prova mediana.

O monegasco terminou na posição, enquanto o britânico completou a prova no lugar.

A Fórmula 1 volta daqui duas semanas, entre os dias 19 e 21 de setembro, para o GP do Azerbaijão, realizado no Circuito Urbano de Baku. Será a 17ª corrida da temporada.

Como foi a corrida

A largada em Monza foi caótica. Lando Norris atacou Max Verstappen, que cortou a chicane e manteve a ponta. Após o ocorrido, o britânico reclamou no rádio: “O que esse idiota está fazendo? Ele me cortou na grama e cortou a chicane”. A Red Bull mandou o holandês devolver a liderança.

Também no início da corrida, o companheiro de Bortoleto, Nico Hulkenberg, foi obrigado a abandonar a prova devido a falhas hidráulicas.

Antes das 10 primeiras voltas, Max Verstappen atacou Lando Norris por fora e reassumiu a ponta. Enquanto isso, Gabriel Bortoleto tinha grande desempenho, ultrapassando Russell e assumindo a 5ª posição.

Na volta 15, a corrida se destacou pela briga no pelotão atrás dos líderes Verstappen e Norris. Piastri, Leclerc, Russell, Hamilton, Bortoleto e Alonso estavam muito próximos.

10 voltas depois, o espanhol abandonou a prova devido a problemas de suspensão.

Max Verstappen continuava imparável na metade da prova. O holandês chegou a abrir seis segundos de vantagem em relação a Norris. Enquanto isso, Bortoleto, que fazia uma grande corrida, viu a Sauber demorar no pit stop e caiu para a 15ª posição.

Na volta 35, Verstappen mantinha uma liderança controlada, enquanto Norris e Piastri completavam o pódio, todos com muita vantagem sobre os outros pilotos. Bortoleto aproveitou os pits dos adversários e conseguiu ganhar três posições, subindo para a 12ª colocação.

Cinco voltas depois, Carlos Sainz e Oliver Bearman colidiram, mas seguiram na prova. No meio-tempo, Norris aproveitou o pit stop de Verstappen e assumiu a liderança.

No entanto, quando Norris foi ao pit stop, Verstappen retomou a ponta e colocou 18 segundos de vantagem a cinco voltas do fim da corrida. O holandês manteve o ritmo e garantiu a sua vitória no ano.

Classificação do GP da Itália de F1

  1. Max Verstappen (Red Bull)

  2. Lando Norris (McLaren)

  3. Oscar Piastri (McLaren)

  4. Charles Leclerc (Ferrari)

  5. George Russell (Mercedes)

  6. Lewis Hamilton (Ferrari)

  7. Alexander Albon (Williams)

  8. Kimi Antonelli (Mercedes)

  9. Gabriel Bortoleto (Sauber)

  10. Isack Hadjar (Racing Bulls)

  11. Carlos Sainz (Williams)

  12. Oliver Bearman (Haas)

  13. Yuki Tsunoda (Red Bull)

  14. Liam Lawson (Racing Bulls)

  15. Esteban Ocon (Haas)

  16. Pierre Gasly (Alpine)

  17. Franco Colapinto (Alpine)

  18. Lance Stroll (Aston Martin)

Abandonos

Compartilhe:

Veja também: