Equipamento auxiliará investigações sobre fatores que podem ter contribuído para o acidente; Cenipa reitera a intenção e previsão de divulgar o relatório preliminar no prazo estimado de 30 dias
Publicado: 10/08/2024, 18:41
Equipamento auxiliará investigações sobre fatores que podem ter contribuído para o acidente –
A Força Aérea Brasileira (FAB) divulgou, no fim da tarde deste sábado (10), as primeiras imagens das caixas-pretas do voo 2283, que caiu na cidade de Vinhedo, em São Paulo, na última sexta-feira (09). A aeronave da companhia VoePass decolou do Aeroporto de Cascavel, no oeste do Paraná, e tinha como destino o Aeroporto de Guarulhos (SP). As 62 pessoas a bordo morreram.
A FAB, por meio do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa), informa que os dois gravadores de voo, popularmente conhecidos como caixas-pretas, foram transferidos para o Laboratório de Leitura e Análise de Dados de Gravadores de Voo (Labdata), em Brasília, na manhã deste sábado (10).
GALERIA DE FOTOS
O cockpit voice recorder (CVR) grava a voz dentro da cabine onde ficam o piloto e o copiloto. Já o flight data recorder (FDR) registra os dados de diversos sistemas da aeronave. Os trabalhos preliminares de preparação, extração e degravação de dados foram iniciados pelos investigadores e devem prosseguir, de maneira ininterrupta, pelas próximas horas.
ETAPAS SEGUINTES – Após a conclusão da Ação Inicial, em Vinhedo, o Cenipa afirma que a investigação avançará para a fase de Análise de Dados. Neste estágio, serão examinadas as atividades relacionadas ao voo, o ambiente operacional e os fatores humanos, bem como um estudo pormenorizado de componentes, equipamentos, sistemas, infraestrutura, entre outros. O Cenipa reitera a intenção e previsão de divulgar, no prazo estimado de 30 dias, o Relatório Preliminar do acidente aeronáutico.