Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Família capixaba abre as porteiras e aposta no turismo de experiência 

Quando a família Pizzol iniciou sua produção rural e leiteira, Dona Girlene produzia apenas queijo, enquanto o marido cuidava de outros cultivos. Com o falecimento dele, os filhos e o genro assumiram a propriedade. Embora o queijo não seja mais fabricado, hoje são oferecidos 66 produtos, entre iogurtes e manteiga.

Além da loja própria na região serrana do Espírito Santo (ES), os produtos chegam a supermercados, hotéis e até para outros estados – vendas por e-commerce.

Mas, para colher bons frutos, investimentos foram necessários. “Eu fico feliz, porque eles estão no caminho certo, continuando o legado do pai”, diz a matriarca Girlene Pizzol. 

Aos poucos, a iogurteria Valentim conquistou o selo Arte, que abriu portas para novos mercados. Em 2024, a manteiga – atualmente um dos carros-chefes da empresa -, alcançou o primeiro lugar no Concurso Nacional de Produtos Lácteos do Minas Láctea, realizado em Minas Gerais.

No entanto, para colecionar conquistas, a propriedade passou por transformações: a ordenha manual deu lugar à mecânica, os piquetes foram organizados e a pasteurização passou a garantir mais qualidade e produtividade.

“Eu fico feliz, porque eles estão no caminho certo, continuando o legado do pai”, diz Girlene Pizzol.
Foto: Fabiana Bertinelli

Visão empreendedora

A filha de Dona Girlene, Tatiane Pizzol, e o marido, Rodrigo Ferraz, foram os primeiros a deixar a iniciativa privada para empreender – uma decisão tomada de forma planejada.

“Em 2017 decidi deixar o setor privado e seguir no negócio da família. Não foi fácil, porque há altos e baixos, mas o espírito empreendedor nos move”, conta Pizzol, sócia-proprietária da iogurteria.

  • Participe do Porteira Aberta Empreender: envie perguntas, sugestões e conte a sua história de empreendedorismo pelo WhatsApp

Mas a iogurteria, vai além dos produtos e história familiar. Localizada no coração de Domingos Martins (ES), a propriedade oferece um espaço para o turismo rural, onde o visitante pode sentir o clima serrano, fazer piqueniques entre as montanhas e experimentar iogurtes frescos.

“Acertamos muito no marketing, mas qualidade e conhecimento são fundamentais para o sucesso”, ressalta Ferraz, sócio-proprietário da empresa.

Para Pedro Rigo, superintendente do Sebrae/ES, “o turismo de experiência agrega valor ao campo e fortalece o produtor rural, que passa a oferecer muito mais do que alimento: oferece vivência, história e conexão.”

Porteira Aberta Empreender

Quer saber mais sobre a família Pizzol? Assista ao programa Porteira Aberta Empreender, nesta sexta-feira (26), às 18h, uma parceria entre o Sebrae e o Canal Rural, que traz dicas, orientações e mostra histórias reais de micro e pequenos produtores de todo o país.

Às sextas-feiras, às 18h, no Canal Rural. Foto: Arte Divulgação | Canal Rural

Compartilhe:

Veja também: