Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Feira debate tecnologia e geopolítica do agro

A referência é ser a principal vitrine de tecnologia, inovação e genética de ponta da bovinocultura leiteira do país. Na prática, a feira vai muito além e abre cada vez mais espaço para discutir outras cadeias produtivas, como de grãos, por exemplo. Começou ontem (05) a Agroleite 2025, exposição feira agropecuária que completa 25 anos.

A cooperativa Castrolanda, idealizadora do evento, espera receber mais de 170 mil visitantes e movimentar negócios na ordem de R$ 500 milhões no quatro dias de evento (5 a 8/agosto), que acontece, em Castro, Região dos Campos Gerais do Paraná, município conhecido com a Capital do Leite.

O Castrolanda ExpoCenter, local onde ocorre o Agroleite, foi ampliado este ano para receber 370 expositores e mais de 650 animais. Gustavo Viganó, gerente do Agroleite, cita a presença de juízes internacionais no julgamento das raças holandeses e Jersey e a presença forte da ovinocultura, com perto de 100 animais. Ele destaca a importância da evolução genética dos rebanhos representados na na feira, o que define a região como a ‘meca do leite’.

Entre os pontos altas do Agroleite está a programação técnica, com fóruns, plenárias e painéis que abordam os principais desafios do agronegócio moderno, com destaque para a geopolítica, tema que neste momento impacta produção e mercado, doméstico e internacional. Genética, nutrição e sustentabilidade também estão entre os assuntos em debate.

O vice-presidente da Castrolanda Armando Carvalho ressalta que todos os temas estão ligados aos negócios da cooperativa não só do leite, mas também suinocultura e agricultura com abordagens atuais como gestão de pessoas e mão-de-obra, “um dos principais gargalos hoje nas propriedades.” Ele também chama atenção para as discussões geopolíticas do cenário econômico em relação a logística e carga tributária.

Fórum Agro

Na quinta-feira (07) será realizado o Fórum Agro 2025. Com a presença do governador do Paraná Carlos Massa Ratinho Jr e do presidente da Ocepar José Roberto Ricken, além de deputados federais da Frente Parlamentar da Agropecuária o painel vai discutir produção, agroindústria e mercado, sob a perspectiva geopolítica que impacta o comércio internacional. Também participam do fórum especialistas e pesquisadores de temas como crédito, política agrícola e ocupação territorial.

O Fórum é uma realização do Canal Rural com o Grupo Calpar e apoio da Cooperativa Castrolanda e Sistema Ocepar. O evento será na plenária principal da Arena Conexão e terá transmissão ao VIVO pela TV e Youtube do Canal Rural para todo o Brasil.

Compartilhe:

Veja também: