O momento de “climão” causado pelas declarações de Emerson Leão e Oswaldo de Oliveira sobre treinadores estrangeiros gerou uma onda importante de manifestações de solidariedade a Carlo Ancelotti.
Segundo apurou a ESPN, nomes de peso como Luiz Felipe Scolari, Renato Gaúcho, Rogério Ceni e outros técnicos brasileiros ligaram diretamente para o italiano para repudiar as falas dos companheiros durante o 2º Fórum Brasileiro dos Treinadores de Futebol, realizado na terça-feira (4), na sede da CBF.
Ao lado de Ancelotti, Leão criticou a “invasão” de estrangeiros, enquanto Oswaldo de Oliveira disse torcer para que um profissional brasileiro volte a dirigir a seleção no futuro.
O tom das ligações ao italiano, de acordo com apuração da ESPN, passou por manifestar que a classe de treinadores brasileiros não pensa da mesma forma.
Felipão, comandante do penta em 2002 e que treinou a seleção de Portugal, disse a Ancelotti que outros técnicos que já passaram pela seleção não pensam assim e gostam do italiano à frente da equipe nacional, reforçando o que o próprio Scolari falou na apresentação do Mister.
A pessoas próximas, Ancelotti demonstrou ter ficado agradecido com o gesto dos treinadores e garantiu que é desta maneira que tem sido recebido no país. O entendimento nos bastidores é de que o italiano se sente confortável e acolhido no Brasil.
E justamente por isso está decidido a não prolongar o assunto envolvendo as declarações de Emerson Leão e Oswaldo de Oliveira.
Ainda segundo apurou a ESPN, a CBF entende que o melhor caminho no momento é mesmo o do silêncio e que não se manifestará sobre o caso. O entendimento é de que a repercussão negativa do que foi dito no palco reforça que Ancelotti e a confederação saíram “bem”.
Interlocutores de Samir Xaud, presidente da CBF, entenderam que a aceitação a Ancelotti só aumentou após o caso, reforçando o desejo de renovar com o italiano até 2030. O sentimento é de que não há rejeição ao treinador e que as manifestações de Leão e Oswaldo se deram em um cenário de “constrangimento pontual e totalmente isolado”.
Dias após convocar a seleção brasileira para a última Data Fifa de 2025, Carlo Ancelotti viaja nesta quinta-feira (06) a Madri, onde ficará até sábado, quando seguirá para Londres.
O Brasil fechará o ano com os amistosos contra Senegal e Tunísia. As partidas serão disputadas em Londres (Inglaterra) e Lille (França), dando sequência à série de jogos preparatórios que o time canarinho fará até a Copa do Mundo, em junho de 2026.


