Entre os dias 15 e 17 de agosto, Prudentópolis viveu uma edição histórica da XIV Festa Nacional do Feijão Preto
Publicado: 25/08/2025, 17:10

Outro momento marcante foi a eleição da Rainha da Fenafep 2025, com Rafaelly Zanlonrense coroada como Rainha, Karen Eduarda como Primeira Princesa e Letícia Eurich como Segunda Princesa –
Entre os dias 15 e 17 de agosto, Prudentópolis viveu uma edição histórica da XIV Festa Nacional do Feijão Preto – Fenafep, no Centro de Eventos Terra das Cachoeiras Gigantes. Com uma programação repleta de cultura, gastronomia, música e tradição, o evento superou todas as expectativas e atraiu cerca de 80 mil pessoas, um recorde em relação às edições anteriores.
“Tivemos uma festa gigante, que demonstra a força cultural, econômica e turística de Prudentópolis. Superamos as expectativas, consolidando a Fenafep como uma das maiores festas do Paraná e do Brasil”, destacou o prefeito Adelmo Klosowski.
ATRAÇÕES – Os shows nacionais foram um dos pontos altos da programação. Na sexta-feira, Bruno e Marrone embalaram o público com seus sucessos, e no sábado, foi a vez do Trio Parada Dura garantir uma noite inesquecível.
Outro momento marcante foi a eleição da Rainha da Fenafep 2025, com Rafaelly Zanlonrense coroada como Rainha, Karen Eduarda como Primeira Princesa e Letícia Eurich como Segunda Princesa.
Além dos shows, a festa contou com apresentações culturais, como grupos locais, Banda da Polícia Militar, Ballet Balance, entre outros, além de exposição de máquinas agrícolas, parque de diversões, passeio de helicóptero e um novo espaço agro, que ampliou as opções de lazer para famílias.
Como tradição, o sábado foi marcado pela Maior Feijoada do Mundo, preparada em uma panela gigante de aproximadamente 12 toneladas. A operação começou ainda de madrugada, com uma equipe dedicada garantindo qualidade e pontualidade no serviço. Foram servidas 1.600 refeições no sábado e mais de 500 no domingo, consolidando o prato como um símbolo da festa.
IMPACTO – A Fenafep não apenas celebrou a cultura local, mas também movimentou a economia. Hotéis da cidade ficaram lotados, com turistas vindos de diferentes regiões do Paraná e de outros estados.
Além de atrair turistas e movimentar a cidade, a maioria dos estandes gastronômicos e comerciais são de empreendedores prudentopolitanos. Isso significa: dinheiro circulando aqui, gerando emprego e renda para a nossa gente.
INVESTIMENTOS – O Governo do Estado anunciou investimentos que chegam a R$ 200 milhões em Prudentópolis através da articulação de Traiano e Sandro Alex. Além disso, contou com a presença de diversas autoridades estaduais e regionais, entre elas representantes do Governo do Paraná, deputados estaduais e prefeitos da região, reforçando a importância política e econômica de Prudentópolis no cenário estadual.
O apoio dos patrocinadores e parceiros foi fundamental, com destaque para o Sicredi, patrocinador master, e mais de 50 apoiadores, que acreditaram no potencial do evento e contribuíram para sua grandiosidade.
TRADIÇÃO – Mais do que uma festa, a Fenafep é uma vitrine que projeta Prudentópolis como a Capital Nacional do Feijão Preto, valorizando os agricultores, fortalecendo o agronegócio e celebrando a cultura local.
“A Fenafep é a prova da união da comunidade prudentopolitana e do quanto nossa cidade tem potencial. Estamos construindo uma história que coloca Prudentópolis em evidência, não só no Paraná, mas no Brasil”, finalizou Adelmo Klosowski.
Com informações da assessoria de imprensa.