COM ASSESSORIAS – Com brincadeiras organizadas pelo Setor Educativo e Cultural, para atender ao público que busca por lazer durante o período das férias escolares, o mês de janeiro tornou-se um período de muita diversão no Museu Parque Histórico de Carambeí (MPHC). As Férias no Parque é uma ação educativa com atividades recreativas e acontecerá entre os dias 14 e 26 de janeiro, das 10h às 16h.
Este evento destaca o Museu como um ambiente vibrante, promovendo a interação entre diferentes gerações. “Por meio de jogos e atividades lúdicas, pais têm a oportunidade de ensinar aos filhos, enquanto avós compartilham suas experiências com os netos, trazendo vida e movimento às nossas alas museais”, explica Felipe Lomba, historiador do Setor Educativo e Cultural e responsável pela organização desta edição do evento.
A essência das Férias no Parque consiste no resgate das tradições, que ao longo dos anos foram modificas. A equipe do Museu se inspira na primeira edição realizada em 2016, revivendo momentos que marcaram a infância na Colônia.
A ideia de apresentar ao público as brincadeiras que garantiram a alegria entre gerações na Colônia Carambeí surgiu após um visitante perguntar ao historiador sobre a preservação dos bens imateriais, que não são tangíveis. “Assim como a música ganha vida ao ser tocada e o teatro ao ser encenado, as brincadeiras só existem quando alguém se envolve. É possível discutir a diversão de uma corrida de saco ou a adrenalina de um cabo de guerra, mas enquanto não houver pessoas realmente brincando, serão apenas sacos sem vida e cordas paradas”, explica Lomba, que se deixou inspirar por essa reflexão para organizar o evento.
Após pesquisar em registros fotográficos do acervo do Museu e realizar uma entrevista com uma integrante da comunidade, Felipe percebeu que as brincadeiras não apenas marcaram a infância das crianças, mas também a vida de muitos adultos. “Enxerguei em nossas tradicionais Férias no Parque a chance de reviver a essência da infância em Carambeí, indo além de simples entretenimento para as famílias”, relata.
As Férias no Parque são parte do calendário cultural do Museu. O ingresso para visitar as alas museais também garante a participação nas atividades, sem necessidade de inscrição prévia, sendo obrigatório que menores de idade estejam acompanhados por um adulto responsável.
Na ala museal Casa da Memória, localizada na entrada do Museu, haverá um espaço recreativo destinado a crianças de até 12 anos. O jardim que compõe a área infantil será decorado e contará com: blocos de montar, pazinhas, moldes e baldes de areia, giz e área para desenhar, pescaria com ímã e peixes de tecido, bichos de pelúcia, jogo de dominó, kubb (xadrez viking), bolhas de sabão, bambolê, jogo de argolas e jogo da velha.
As brincadeiras antigas serão organizadas na ala museal Vila Histórica, um espaço expositivo que reproduz o primeiro núcleo social da Colônia Carambeí. Um circuito de competições será montado, oferecendo atividades realizadas entre os imigrantes e descendentes de holandês, como: stelten lopen (perna de pau), zakslaan (briga com travesseiros), zaklopen (corrida de saco), touwtrekken (cabo de guerra), bowling (boliche), hinkelen (amarelinha), springtouw (corda para pular), snoephappen (pega doce), sjoelen (jogo de bilhar holandês) e schaken (xadrez). “Não tornaremos a Vila Histórica um parque de diversões, mas um espaço de preservação e compartilhamento de aspectos da cultura colonial que vão além de bens materiais”, comenta Lomba.
O Museu Parque Histórico de Carambeí está aberto para visitação de terça a domingo, das 10h às 17h. O ingresso para visitar as alas museais custa R$ 30,00 e a meia-entrada é R$ 15,00. Grupos são atendidos mediante agendamento prévio pelo WhatsApp 42 98533-4639.