Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Fernandes Pinheiro recebe cinema itinerante gratuito

As sessões acontecerão na rua Vedolino Neves, 350, ao lado da Praça Dr. Manoel Pedro de Lima –

O Cinevia, iniciativa cultural promovida pela Via Araucária com apoio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, estará em Fernandes Pinheiro nos dias 16 e 17 de outubro. O projeto, organizado pela Porto Cultural, oferece sessões gratuitas de cinema com uma programação especial voltada a crianças, jovens e adultos, incluindo sucesso de bilheteria como “Moana 2”, “Meu Malvado Favorito 4” e “Os Farofeiros 2”.

As sessões acontecerão na rua Vedolino Neves, 350, ao lado da Praça Dr. Manoel Pedro de Lima, em uma carreta adaptada com 83 poltronas acolchoadas, som e projeção digital, isolamento térmico e acústico, além de bomboniere com pipoca e refrigerante gratuitos. Os ingressos para as sessões serão disponibilizados na própria carreta, todos os dias a partir das 7h da manhã.

No primeiro dia, os filmes exibidos serão “Encanto” (8h), “Garfield Fora de Casa” (10h), “Moana 2” (14h), “Pluft – O Fantasminha” (16h) e “Mufasa” (19h). No segundo dia, a programação traz “Meu Malvado Favorito 4” (8h), “Kung Fu Panda 4” (10h), “Divertidamente 2” (14h), “Guardiões das Galáxias 3” (16h) e “Os Farofeiros 2” (19h), encerrando a programação. Todas as informações sobre o projeto podem ser encontradas no site cinevia.com.br.

Vale lembrar que todos os filmes terão áudio e legenda em português, e, em especial, os filmes “Pluft – O Fantasminha” e “Os Farofeiros 2” contarão também com intérprete de Libras, garantindo maior acessibilidade de conteúdo ao público (legendagem descritiva e audiodescrição). Além disso, todas as sessões contarão com acessibilidade e mobilidade para pessoas em cadeira de rodas, espaço prioritário para pessoas com necessidades especiais e/ou síndromes, além de ajuste de equipamentos de som e imagem, visando atender restrições específicas, se necessário.

O Cinevia tem como objetivo democratizar o acesso à cultura, especialmente para locais que enfrentam restrições no acesso a salas de cinema. Segundo dados da Secretaria de Cultura do Paraná, aproximadamente 60% dos municípios do Estado enfrentam dificuldades para oferecer programação cultural regular ou estruturas adequadas para apresentações artísticas e audiovisuais. A falta de cinemas é um problema recorrente em diversos municípios brasileiros.

“Iniciativas como o Cinevia desempenham um papel essencial para mitigar esses desafios ao levar programação cultural gratuita diretamente para a população dessas regiões. Promovem inclusão cultural, ampliam o acesso à arte e fomentam o desenvolvimento social. O contato com obras culturais e o convívio em ambientes coletivos estimulam a diversidade, o respeito às diferenças e a formação de cidadãos melhores”, pontua Renata Porto, founder da Porto Cultural, uma das produtoras do projeto. Para conhecer a programação completa do Cinevia, acompanhe o intagram da Porto Cultural – @portoculturaloficial e da Via Araucaria – @araucariavia.

Com informações de assessoria de imprensa 


Compartilhe:

Veja também: