Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Fertilizantes foliares garantem mais produtividade e eficiência com aplicação precisa

Plantas com crescimento saudável, alta produtividade e com um desenvolvimento que promove a sustentabilidade no campo. É com tecnologia de ponta que a Yara tem disponível sua linha de fertilizantes foliares, produtos que são grandes aliados do produtor rural pela eficiência e alta precisão.

Por que o fertilizante foliar é vantajoso? Por ser aplicado diretamente na folha, o produto atende à necessidade da planta de forma mais precisa e evita a subnutrição ou uso em excesso. A adubação foliar permite que os nutrientes sejam absorvidos diretamente pelas folhas, o que acelera a resposta das plantas e maximiza a eficiência da nutrição.

Esse tipo de adubação é indicado para a complementação de nutrientes por exemplo, em estágios específicos da cultura, como em fases de semeadura, floração e enchimento dos grãos. Funcionam como um complemento eficaz a adubação no solo especialmente em estágios críticos do desenvolvimento das culturas. E isso se reflete em mais rentabilidade para o produtor e menor impacto ao meio ambiente.

“Para um bom fertilizante foliar, além da matéria prima de alta qualidade, os produtos possuem em sua formulação, adjuvantes essenciais para o bom desempenho desses produtos na lavoura. São agentes que ajudam na absorção, estabilidade, durabilidade e eficiência dos fertilizantes, potencializando a eficácia da adubação e tornando o manejo mais prático e seguro. Para isso, a Yara investe em pesquisa para entregar qualidade e performance em todos os seus adubos foliares, oferecendo um produto diferenciado”, afirma Thayna Pereira Garcia, analista técnica comercial da empresa.

Resultados

Para obter esses resultados, a empresa oferece a linha YaraVita. Com formulação inovadora, os produtos combinam nutrientes prontamente assimiláveis como o nitrato de cálcio, que melhoram a performance da planta em momentos críticos do seu desenvolvimento. Fortalecer as raízes, melhorar a estrutura celular e aumentar a resistência ao estresse ambiental de várias culturas são vantagens de produtos como YaraVita Balance, YaraVita Bortrac e YaraVita Grãos. A linha tem produtos indicados para grãos, cana-de-açúcar, café e citros.

O produtor José Ricardo Barbosa, de Pirassununga (SP), explica a decisão de adotar a linha da YaraVita no seu pomar de 105 mil pés de laranja. “O plantio de laranja é um planejamento. A qualidade precisa vir desde a muda, porque tem um investimento alto, preparo de solo, tudo que vem antes da muda e depois na condução dela. A gente buscou tecnologia para fazer a produtividade vir antes porque quanto antes começar a produzir, mais cedo ela se paga devido à pressão fitossanitária do greening. E as tecnologias que a gente tem buscado hoje nos ajudam muito”.

Cada produto atende a necessidades específicas, como é o caso do Bortrac, fertilizante foliar concentrado de boro, de fácil aplicação e alta concentração, que favorece o pegamento de flores, frutos e grãos. Ou o YaraVita Balance, que complementa a adubação sólida, melhorando a fotossíntese, a floração e a atividade enzimática em cultivos como citros, cana-de-açúcar e café.

Para lidar com os desafios no campo, a linha YaraAmplix combina nutrientes com uma fração de matriz orgânica, capaz de melhorar a tolerância e permitir a rápida recuperação das plantas ao enfrentarem estresses ambientais, como secas e picos de temperatura ou ainda de manejo, como aplicações de herbicidas. Isso é essencial para a produtividade, já que uma nutrição equilibrada ajuda a reduzir os impactos sofridos pelas plantas em um cenário de mudanças climáticas, evitando assim o abortamento de flores e frutos, por exemplo.

Esses produtos irão otimizar o metabolismo das plantas e permitir a alta eficiência do uso de nutrientes e da água. Características que promovem plantas mais preparadas para enfrentar condições de estresses bióticos e abióticos.

E os resultados na prática? O produtor de Pirassununga conta o que a linha da Yara de matriz orgânica tem proporcionado na lavoura. “O resultado é que aplicação foliar com as tecnologias que os produtos novos oferecem é uma absorção mais rápida e a planta corrige uma deficiência, ajuda no ‘pegamento’ da fruta. É tudo resposta imediata, que na aplicação na raiz demora um pouco mais. No momento certo, com o produto certo, a gente tem um resultado maravilhoso”, conta José.

Além disso, a aplicação de micronutrientes foliares como manganês e zinco em culturas como o tomate, por exemplo, pode ser ajustada para garantir que as plantas recebam esses elementos em momentos críticos de seu ciclo, evitando deficiências que comprometem o desenvolvimento e a qualidade final dos frutos. Desse modo, é possível conseguir um produto final de melhor qualidade, com maior tempo de prateleira e que atenda as demandas específicas de diversos mercados, incluindo a indústria.

Um produto final com melhores características e classificação significa alto valor agregado nas vendas, o que reflete em lucratividade para o agricultor. Em lavouras demonstrativas da Yara, a aplicação de fertilizantes foliares da linha YaraVita, por exemplo, representou um ganho médio de 96 caixas/ha no cultivo de tomate.

Compartilhe:

Veja também: