A obra chamada “Entre a sela e a canção”, da artista plástica Bettina Alves, ilustra o cartaz oficial da 70ª Festa do Peão de Barretos. Conhecida pelo talento no realismo e pela paixão declarada pelo universo sertanejo, Bettina criou uma obra que homenageia os competidores, a música raiz e os 70 anos de história do maior rodeio da América Latina.
Para celebrar as sete décadas da Festa, a artista criou um personagem simbólico: o Jeromão. “Desde o início eu queria representar o Jeromão, que é o símbolo do peão de boiadeiro”, explica a artista. Na obra, ele aparece de costas, caminhando em direção à arena de Barretos com a sela e um violão – elementos que representam o rodeio e a música sertaneja. O cenário expressa o contraste entre memória e presente, com tons que misturam o realismo da trajetória com a emoção da chegada.
Veja em primeira mão tudo sobre agricultura, pecuária, economia e previsão do tempo: siga o Canal Rural no Google News!
“Quis mostrar a bagagem de 70 anos sendo levada por ele até a arena. Tem um toque de saudade, de lembrança de uma montaria passada, mas também de futuro, de força e continuidade”, comenta Bettina.
A obra será exibida durante o evento no Memorial do Peão, ao lado de outros cartazes que fazem parte da história da Festa. O cartaz é uma tradição do evento que conta em sua galeria com artes assinadas por grandes nomes como Tomie Ohtake, Hans Donner, Oscar Niemeyer, Ziraldo, Romero Brito, Manabu Mabe, entre outros. A 70ª Festa do Peão de Barretos acontece de 21 a 31 de agosto.