COM ASSESSORIAS – A partir do dia 26 de março o 1º Festival Araucária dos Campos Gerais de audiovisual, que será realizado em Ponta Grossa nos dias 2 a 8 de junho de 2025, abre inscrição para premiação de obras audiovisuais de Ponta Grossa, Campos Gerais, Paraná e Brasil.
O Festival é organizado pelo Coletivo Araucária (@cacoletivoaraucaria no Instagram) da cidade de Ponta Grossa. A proponente do projeto e produtora cultural, Larissa Clausen, explica que “a proposta do festival surgiu no anseio de amigos/as e produtores/as culturais de diferentes segmentos artísticos que buscam promover um espaço para circulação audiovisual na região dos Campos Gerais do Paraná”. A iniciativa foi contemplada pelo edital da Secretária de Cultura da Prefeitura Municipal de Ponta Grosa via Lei Paulo Gustavo do Ministério de Cultura do Governo Federal.
“O festival é um ato de resistência do audiovisual no estado, busca criar novos espaços de circulação capazes de descentralizar a cultura no Paraná” afirma, Angelo Rocha, jornalista e produtor do festival. Dessa forma, o festival aposta em diferentes iniciativas de circulação cultural e audiovisual, por exemplo, a partir de oficinas e mostras em escolas públicas, projetos sociais e em cursos de graduação de universidades de Ponta Grossa. Cria iniciativas de exibição de produções locais e articulação com coletivos e produtores audiovisuais da região do Campos Gerais e do Paraná.
Alisson Nascimento, produtor audiovisual, foi o responsável pela criação da identidade do festival, “o nome surge da simbologia e importância ecológica da Araucária – árvore símbolo do Paraná”, explica Alisson. As categorias das mostras competitivas do festival foram criadas a partir de elementos da Araucária: “Mostra Pinhão” focada nas produções dos Campos Gerais, “Mostra Galhos Verticais” para o estado do Paraná e “Mostra Floração” para o Brasil.
O link para o formulário de inscrição e o regulamento do festival já estão publicados no site do festival: https://www.festivalaraucaria.com/o-festival. A curadora do festival, Camila Bourguignon de Lima, destaca que no regulamento do festival é possível verificar os diferentes critérios, como, por exemplo, a indicação de que serão válidas produções concluídas dos anos de 2023, 2024 e 2025. Camila orienta que “não deixe de ler o regulamento do festival, nesse documento estão reunidas todas as informações para inscrição, participação, avaliação e premiação”. Ainda, Lima revela que no último dia do evento, para fechar com chave de ouro, uma experiência de troca e vivência com diretor/a e produtor/a de destaque no setor cinematográfico do Paraná estará em Ponta Grossa. Além desses nomes, a programação será divulgada em breve no site do evento.