Durante o festival, os alunos terão a oportunidade de demonstrar tudo o que aprenderam durante as aulas –
Na quinta-feira (16), cerca de 90 crianças e adolescentes vão subir ao palco para mostrar o seu talento durante a primeira edição do Festival Música para Todos. O evento integra o ano letivo do projeto Música para Todos, que proporciona o ensino de fundamentos da música e instrumentos musicais para jovens em situação de vulnerabilidade social. Durante o festival, os alunos terão a oportunidade de demonstrar tudo o que aprenderam durante as aulas. As apresentações acontecem no auditório da Associação Comercial, Industrial e Empresarial de Ponta Grossa (ACIPG), das 9h às 17h, gratuitamente e abertas ao público.
De acordo com o músico Ricardo Corrêa, idealizador da iniciativa, as crianças e os adolescentes se envolveram diretamente na escolha do repertório que será apresentado durante o festival. “A gente teve um bate-papo durante as aulas e eu também auxiliei na seleção das músicas, principalmente na questão da dificuldade delas e priorizando letras que passem uma mensagem positiva”, detalha. Ele conta que serão apresentados clássicos como Anunciação, do cantor pernambucano Alceu Valença e Asa Branca, de Luiz Gonzaga. O repertório também conta com músicas populares como Tudo vai dar certo, do Natiruts; Dias Melhores, da banda Jota Quest; e Flor e o beija-flor, da cantora sertaneja Marília Mendonça.
Ricardo comenta que uma das novidades do festival será a música Asa Branca tocada com metalofones e um arranjo de violino em Dias Melhores. “São instrumentos diferentes e que não existiam no projeto. Também teremos violão, contrabaixo, bateria, teclados e percussão”, enumera. Ele destaca que as percussões foram os primeiros instrumentos que os alunos tiveram contato nas aulas. “A questão básica é o ritmo. Se a pessoa não tem ritmo, ela tem dificuldade para aprender outros instrumentos, principalmente violão e teclado”, justifica. “Então, a gente sempre começa com as percussões e depois vai chegando no pessoal que já toca um pouquinho de violão, que já experimentou um teclado ou que já sabe alguma coisa de flauta. Conforme o projeto vai caminhando, a gente vai direcionando essas pessoas para os seus respectivos instrumentos e organizando para o festival”, explica.
O espetáculo dos alunos será intercalado por apresentações de outros grupos musicais formados por crianças e adolescentes ligados a escolas, igrejas e demais instituições sociais convidadas a integrar o festival. A banda do Grupo Reviver, da Guarda Mirim e Lyra dos Campos estão entre as atrações confirmadas. A realização do festival integra o projeto aprovado pela Secretaria de Estado da Cultura com recursos da Lei Paulo Gustavo, através do Ministério da Cultura, e conta com produção executiva da ABC Projetos Culturais.
Despertando novos talentos
Ricardo destaca que, ao longo do projeto, novos talentos foram despertados e que agora serão exibidos no festival. “Uma das minhas alunas entrou no projeto querendo aprender a tocar violino, mas eu incentivei que ela começasse pelo violão, justamente porque esse instrumento ajuda muito a compor. Realmente, ela foi muito bem no violão e escreveu uma música própria”, lembra.
O professor garante que esse é apenas um exemplo de como os alunos evoluíram ao longo do projeto. “A participação no projeto é um começo, mas eu vejo que alguns deles têm muito talento, um ouvido musical aguçado e realmente podem entrar no mundo artístico”, pontua. Ele espera que, em breve, algumas das crianças e adolescentes possam ocupar uma vaga no Conservatório de Música Maestro Paulino, na Banda Lyra dos Campos ou no Coro Cidade de Ponta Grossa. “E por que não ingressar numa carreira artística? O projeto, com certeza, desperta nos jovens o sonho de ser artista e eu acredito que vários deles têm talento para isso”, reforça.
‘Música para Todos’
O projeto Música para Todos existe desde 2016 e já levou o ensino de música a centenas de crianças e jovens em situação de vulnerabilidade. Nesta edição, participam 90 alunos, com idades entre 9 e 17 anos, divididos em nove turmas. As aulas aconteceram semanalmente no CEU das Artes e/ou instituições. Os professores abordaram os fundamentos da música (harmonia, melodia e ritmo) e o aprendizado de instrumentos musicais como teclado, violão, guitarra, ukulele, contrabaixo, flauta, bateria e percussão. Puderam participar do projeto crianças e adolescentes ligados a instituições sociais e também acompanhadas pela Vara da Infância e Juventude, como o Grupo Reviver, a Casa do Piá, a Francisclara – Resgate da Criança e da Família, a Casa Lar, o Programa de Semiliberdade de Ponta Grossa, o Irmãos Cavanis, o Instituto João XXIII e o Instituto Duque de Caxias (Guarda Mirim).
SERVIÇO – Festival ‘Música para Todos’
Data: 16 de outubro
Horário: Das 9h às 11h30 e das 14h às 17h
Local: Auditório da ACIPG
Endereço: Avenida Visconde de Taunay, 1855 – Ronda
Com informações de assessoria de imprensa