A próxima edição do Mundial de Clubes da Fifa pode contar com uma mudança importante e que deve impactar times do Brasil. Segundo informações publicadas pelo jornal britânico The Times, a entidade estuda aumentar o limite de times por país, passando para três em 2029.
A ideia da Fifa é que gigantes como Liverpool e Barcelona não fiquem de fora do torneio como aconteceu em 2025.
A ausência aconteceu por conta dos critérios de qualificação baseados no coeficiente da Uefa, além dos últimos quatro vencedores da Champions League. A regra deixou de fora os atuais campeões da Premier League (Liverpool), da LALIGA (Barcelona) e da Serie A (Napoli).
Representantes do futebol inglês no Mundial de Clubes, Chelsea e Manchester City estiveram na competição pelas conquistas recentes na Champions (2021 e 2023, respectivamente).
O Liverpool, por outro lado, contava com melhor coeficiente em relação aos rivais locais.
Outros nove times se classificaram pelo ranking europeu: Bayern de Munique, Paris Saint-Germain, Inter de Milão, Porto, Benfica, Borussia Dortmund, Juventus, Atlético de Madrid e Red Bull Salzburg.
Uma das possibilidades estudadas pela Fifa é passar a contar com 48 equipes para o Mundial de 2029. Há ainda debates sobre a realização do torneio a cada dois anos.