Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Filhos inovam na propriedade e impulsionam o turismo rural capixaba

Na região serrana de Venda Nova do Imigrante, no Espírito Santo (ES), vive uma família que acredita no café especial e na tradição familiar. No cafezal da família Zandonade, em meio às montanhas, sucessão familiar e inovação se encontram para gerar renda e atrair turistas.

Manter a tradição e, ao mesmo tempo, inovar tem sido a receita desta família, que uni história e turismo de experiência.

“Meu pai mexia com café, depois meu sogro também, e os filhos cresceram nisso. Hoje a gente produz cafés especiais, bem diferente do que era antigamente”, conta Marli Zandonade, produtora rural.

Ao longo do tempo, o negócio se transformou. Antes, o café era colhido de forma simples e vendido como commodity.

“Antes o café era jogado no chão, ninguém separava os grãos madurinhos. Hoje não, tudo é feito de forma especial, com muito capricho. É mais trabalhoso, mas eu amo o que faço”, explica Zandonade.

  • Participe do Porteira Aberta Empreender: envie perguntas, sugestões e conte a sua história de empreendedorismo pelo WhatsApp
Uma mulher segurando uma embalagem de caféUma mulher segurando uma embalagem de café
Marli Zandonade exibe com orgulho a versão especial que leva seu nome: “Café da Marli”.
Foto: Fabiana Bertinelli.

Sucessão familiar

A quarta geração já assumiu funções estratégicas. Tatiane, por exemplo, é formada em engenharia, saiu da propriedade para estudar e trabalhar, mas, voltou para fortalecer a marca da família.

“Quase perdemos o café, passamos a trabalhar com hortaliças. Mas, o meu irmão percebeu que nosso terroir era perfeito para cafés especiais e retomamos o cultivo. E eu voltei para ajudar na gestão e no marketing”, conta Tatiane,

Com a retomada, a produção saltou de 10 para 400 sacas ao ano. “Trabalhar em família não é fácil, mas é gratificante. Cada um tem sua função e isso faz o negócio girar. A marca leva nosso nome porque a gente tem orgulho dessa história”, afirma Luiz Felipe, responsável pelo controle de qualidade da empresa ‘Zandonade: Cafés Especiais‘.

Assim, tradição e inovação caminham juntas. Além dos cafés especiais, a propriedade oferece experiências únicas aos turistas, que podem aprender sobre o cultivo do fruto, fazer um tour pelo cafezal, conhecer o processo de torrefação dos grãos e até degustar algo diferenciado, como um rodízio de cafés.

Mas, essa visão empreendedora, só foi possível com ajuda de quem entende de negócios. “O Sebrae/ES ajudou na gestão, no turismo de experiência e segue junto com a gente até hoje”, finaliza Marli.

Porteira Aberta Empreender

Quer saber mais sobre a família Zandonade? Assista ao programa Porteira Aberta Empreender, nesta sexta-feira (26), às 18h, uma parceria entre o Sebrae e o Canal Rural, que traz dicas, orientações e mostra histórias reais de micro e pequenos produtores de todo o país.

Às sextas-feiras, às 18h, no Canal Rural. Foto: Arte Divulgação | Canal Rural


Compartilhe:

Veja também: