Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Filipe Luís ‘estreia’ contra Neymar, a quem não garantiu vaga no Flamengo

É noite de Santos x Flamengo, confronto mais tradicional da 14ª rodada do Campeonato Brasileiro, mas também é momento de reencontro entre dois dos principais personagens do futebol nacional na atualidade.

De contrato renovado até dezembro, Neymar voltará a vestir a 10 do Santos na Vila Belmiro e vai encarar alguém que já foi seu adversário na Europa, mas também colega e amigo nos tempos de seleção brasileira: Filipe Luís, hoje técnico do Flamengo.

Quando atuavam, os dois travaram embates marcantes na Europa. O Barcelona de Neymar se deu melhor nos confrontos diretos com o Atlético de Madrid de Filipe Luís, que venceu apenas dois dos 13 jogos que fez contra o atacante.

A relação entre eles, porém, é bem maior. Apesar de adversários na Espanha, Neymar e Filipe dividiram vestiário da seleção por muitos anos e criaram um vínculo de amizade. O então lateral não cansou de elogiar o craque.

“Junto com Neymar, Eden [Hazard] é o melhor que já joguei junto. Está ali do lado do Messi, consegue ganhar jogos sozinho”, declarou o agora treinador flamenguista, em entrevista ao jornal inglês The Guardian.

Filipe Luís disputou uma Copa do Mundo ao lado de Neymar, em 2018, na Rússia, e garantiu que era um dos poucos que não “aliviava” para o craque nos treinos. Em uma época que as críticas à postura do amigo eram imensas, o lateral ofereceu o seu apoio.

“Neymar e eu temos uma semelhança: somos muito competitivos. Nos treinos, porque ele é tão leve e dribla muito rápido, as pessoas às vezes ficam com medo de chegar um pouco mais forte nele, mas eu não”, falou o canhoto, em entrevista ao ge.

“Em campo, ele costuma ter um jeito mais brincalhão de jogar. Milhares de crianças adoram e imitam isso, mas milhões de outras pessoas não gostam e acham arrogante. Essa imagem acaba sendo associada à vida pessoal. Mas eu vejo outras coisas. Cristiano Ronaldo também é considerado antipático pelo que faz em campo, mas é um cara sensacional”, comparou.

O mundo da bola distanciou Neymar e Filipe a partir de 2019, quando o então lateral trocou o conforto da Europa pelo desafio de atuar no Flamengo. O atacante até poderia ter feito caminho parecido anos depois, mas preferiu seguir a carreira no PSG e depois se transferir para o Al Hilal.

Caso tivesse tentado jogar na Gávea, Neymar teria dificuldade. Quem garantiu foi o próprio Filipe, impressionado com a estrutura que encontrou no Rio de Janeiro.

“Hoje não está fácil para eles [brasileiros que atuam na Europa] virem para cá [Brasil]. Não tem lugar no time. O Neymar, hoje, vai ter que lutar muito para ter um lugar [como titular do Flamengo]. Não deve ter sido fácil construir tudo isso aqui”, disse o camisa 16.

Caberá a Filipe Luís encontrar uma maneira de parar Neymar em campo agora no primeiro embate com o amigo, só que em outra função. Na história, o craque do Santos só ganhou uma vez do Flamengo, em setembro de 2012. Foi contra o rival, porém, que ele protagonizou uma partida épica em 2011.

O Peixe perdeu por 5 a 4 na Vila Belmiro, mas Neymar anotou um golaço que foi agraciado com o prêmio Puskás daquele ano.

Compartilhe:

Veja também: