Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Filipe Martins pede suspensão de audiência de instrução

Os advogados de Filipe Martins, assessor da Presidência para Assuntos Internacionais do governo Bolsonaro, entraram com um mandado de segurança no Supremo Tribunal Federal (STF), nesta quinta-feira, 10.

Resumidamente, esse tipo de ação visa a garantir um direito claro e comprovado que esteja sendo violado ou ameaçado por uma ação ilegal, ou abusiva de uma autoridade.

No processo, entre outros pedidos, a defesa requereu a suspensão da audiência de instrução de Martins, que ocorrerá entre 14 e 21 de julho, até que:

  • Seja apreciado, por reconsideração ou por julgamento do colegiado, o agravo regimental interposto em 4/7/2025;
  • Sejam sanadas as ilegalidades apontadas neste writ, o que poderá ocorrer também através da concessão final neste mandamus e seja assegurado prazo hábil à defesa para análise técnica do material probatório recentemente disponibilizado, em condições de paridade com o Ministério Público.

Argumentos da defesa de Filipe Martins

jair bolsonarojair bolsonaro
O ex-presidente Jair Bolsonaro cara a cara com o ministro Alexandre de Moraes, no julgamento da 1ª Turma do STF da denúncia sobre o núcleo 1 da Pet 12.100 – 25/3/2025 | Foto: Antonio Augusto/STF

A defesa de Martins apontou “ilegalidades” no caso, a exemplo de “omissão na apreciação do Agravo Regimental, a próxima realização da instrução sem a oitiva de testemunhas essenciais, a negação de intimação judicial dessas testemunhas, a restrição de acesso a vídeos probatórios da fase de inquérito utilizados pela acusação e, por fim, o deferimento ilusório de provas em massa, sem prazo hábil para sua análise técnica pela defesa”.

Na semana passada, o ministro Alexandre de Moraes rejeitou depoimentos dos irmãos Carlos e Eduardo Bolsonaro, apontados por Martins.

Além disso, o juiz do STF disponibilizou um alto volume de dados que beira os 80 terabytes.

“Se a audiência não for suspensa imediatamente, será realizada sob o manto de nulidades insanáveis, com prejuízos irreversíveis à ampla defesa, ao contraditório e à paridade de armas”, constatou a defesa.

Leia também: “A inocência das redes sociais”, artigo publicado na Edição 276 da Revista Oeste

    Confira ainda

    A coluna No Ponto analisa e traz informações diárias sobre tudo o que acontece nos bastidores do poder no Brasil e que podem influenciar nos rumos da política e da economia. Para envio de sugestões de pautas e reportagens, entre em contato com a nossa equipe pelo e-mail [email protected].

Compartilhe:

Veja também: