Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Fim de semana tem alerta para tornados e temporais; Paraná pode ser atingido novamente

Segundo Arthur Müller, meteorologista do Canal Rural, o fim de semana deve ser marcado por novos episódios de tempo severo, com risco de tempestades fortes, microexplosões e até formação de tornados.

Durante participação no Mercado & Cia, Müller explicou que o Paraná volta a entrar na rota dos temporais. Ele destacou que, embora a sexta-feira (14) apresente chuva mais intensa em Mato Grosso do Sul, Paraná, Santa Catarina e interior de São Paulo, a tendência é de que o quadro se agrave a partir de sábado (15).

A atuação de um cavado deve provocar tempestades mais violentas no Mato Grosso do Sul e no interior do Paraná, com possibilidade de granizo e rajadas de vento que podem superar 100 km/h. Segundo o meteorologista, esse tipo de sistema também favorece alagamentos pontuais, danos em estruturas e interrupções no fornecimento de energia.

A maior preocupação, no entanto, está concentrada no domingo (16), quando uma nova frente fria começa a avançar pelo Sul do país. Müller afirmou que há condições para a formação de microexplosões e até de tornados, especialmente no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina até o meio-dia, e no oeste do Paraná durante a tarde e noite. Ele reforçou que o alerta não significa que o fenômeno irá ocorrer em uma cidade específica, mas que toda a região estará sujeita ao risco.

De acordo com o especialista, o sistema deve avançar rapidamente entre a noite de domingo e a madrugada de segunda-feira (17), alcançando áreas do Paraná, Mato Grosso do Sul, interior de São Paulo, especialmente a região de Presidente Prudente, e partes do Sudeste. Como muitos temporais podem ocorrer durante a madrugada, há risco adicional por pegar moradores de surpresa.

Apesar do risco de fenômenos severos, Müller destacou que a chuva será importante para áreas agrícolas. A projeção indica mais de 100 milímetros em Mato Grosso, Minas Gerais e Matopiba nos próximos dias, impulsionada pela formação da Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS). O meteorologista afirmou que o período entre os dias 20 e 29 de novembro pode registrar acumulados entre 150 e 200 milímetros, volumes considerados positivos para as lavouras de soja que aguardam regularização da umidade.

Você quer entender como usar o clima a seu favor? Preparamos um e-book exclusivo para ajudar produtores rurais a se antecipar às mudanças do tempo e planejar melhor suas ações. Com base em previsões meteorológicas confiáveis, ele oferece orientações práticas para proteger sua lavoura e otimizar seus resultados.

Compartilhe:

Veja também: