Sul
Instabilidades associadas a um cavado em altitude mantêm a chuva sobre o Paraná neste sábado (6), com pancadas moderadas a fortes no interior, acompanhadas por raios e rajadas de vento. Em Curitiba, o céu permanece encoberto e há risco de chuva moderada ao longo do dia. Em Santa Catarina, a chuva se concentra no norte, vales e leste, com chance de episódios fortes. No Rio Grande do Sul , o tempo firme predomina, ainda sob influência da massa de ar polar, com frio, nebulosidade e geada em várias áreas.
Veja em primeira mão tudo sobre agricultura, pecuária, economia e previsão do tempo: siga o Canal Rural no Google News!
No domingo (07), uma baixa pressão e o fluxo de umidade favorecem pancadas fracas a moderadas no oeste, Missões e noroeste do Rio Grande do Sul no fim do dia. Nas demais áreas gaúchas, o tempo segue firme, com frio e chance de geada isolada ao amanhecer. Em Santa Catarina, o sol aparece na maior parte do estado, com chuva fraca apenas no oeste. No Paraná, pancadas ocorrem pela manhã, mas perdem força no decorrer do dia, ficando restritas ao leste e litoral, com instabilidades retornando de forma irregular à noite.
Sudeste
A umidade marítima mantém a instabilidade entre a costa de São Paulo e o Rio de Janeiro neste sábado (6), com risco de chuva volumosa no litoral paulista e pancadas fortes também no centro-sul fluminense. O leste de SP, incluindo a capital, segue encoberto com chuva fraca e temperaturas amenas. Em Minas Gerais e Espírito Santo, o sol predomina, mas a umidade cai no interior à tarde.
No domingo (07), a circulação de ventos mantém o tempo instável no litoral de SP, RJ e sul do ES, com chuva persistente e volumes elevados na Baixada Santista e capital fluminense. No interior paulista e mineiro, o tempo firme predomina, com sol, calor e umidade baixa durante a tarde.
Centro-Oeste
O cavado em altitude provoca pancadas isoladas no sul de MS e no noroeste de Mato Grosso neste sábado (6), com risco de chuva forte localizada. No restante da região, o tempo firme e seco predomina, com sol forte, máximas próximas dos 40 °C e umidade em níveis críticos.
No domingo (7), o tempo firme predomina em praticamente todo o Centro-Oeste, sob atuação de uma área de alta pressão. O calor persiste e a umidade do ar cai ainda mais, com índices abaixo de 20% em diversos municípios.
Nordeste
A infiltração marítima mantém pancadas de chuva do litoral da Bahia ao Rio Grande do Norte neste sábado (6), com risco de chuva forte entre Sergipe e Rio Grande do Norte. No interior, o tempo firme e seco predomina, com calor intenso e baixa umidade no Matopiba. No domingo (07), a chuva ganha força entre o recôncavo baiano e o litoral pernambucano, com volumes expressivos em algumas capitais. O agreste da BA, SE e AL também pode registrar pancadas. No interior nordestino, o padrão segue firme, quente e seco.
Norte
A chuva ganha força entre o Amazonas e o oeste do Acre neste sábado (6), com risco de temporais localizados. Também chove em Roraima e no oeste do Amapá, enquanto Tocantins e Pará seguem com tempo firme, calor e baixa umidade. No domingo (07), as instabilidades permanecem no AM e em RR, com pancadas moderadas e possibilidade de temporais isolados. RO e AC têm tempo mais aberto, com sol e calor. No Pará, há pancadas localizadas no oeste e litoral, enquanto Tocantins segue seco e com baixa umidade do ar.