O Flamengo oficializou nesta quarta-feira (23) a contratação do meia espanhol Saúl Ñíguez, de 30 anos, que marcou época no Atlético de Madrid de Diego Simeone e jogou com Filipe Luís na equipe espanhola.
Saúl estava emprestado ao Sevilla e jogará no futebol brasileiro pela primeira vez em sua carreira.
No Flamengo, Saúl Ñíguez terá contrato até dezembro de 2028. Apresentado, o espanhol recebeu a camisa 8 rubro-negra, que era vestida por Gerson, negociado com o Zenit, da Rússia.
Revelado pelo Atleti na temporada 2011/12, o meia é um jogador histórico para a equipe colchonera, sendo o sétimo com mais partidas na história do clube. Ao todo, são 427 jogos, com 48 gols.
Saúl tinha um dos maiores salários do elenco e não vem de suas melhores temporadas.
Pelo Atlético de Madrid, o reforço rubro-negro conquistou duas Ligas Europa, uma Copa do Rei da Espanha, um Campeonato Espanhol e uma Supercopa da Espanha.
Atual técnico do Flamengo, Filipe Luís jogou com Saúl nas duas passagens do brasileiro sob comando de Simeone, de 2012/13 a 2014 e depois de 2015 a 2019, quando o ex-lateral veio para o futebol brasileiro e começou a construir sua história na Gávea, com direito a 10 títulos como jogador e, até agora, três como treinador.
O meio campo Saúl Ñiguez é o novo reforço do Mengão! O espanhol assinou com o Mais Querido até dezembro de 2028! Muito sucesso, craque!#bemvindo pic.twitter.com/GnB5lX6yFc
— Flamengo (@Flamengo) July 23, 2025
Peça importante do time de Simeone por muitos anos, Saúl sofreu com lesões e passou por com menos brilho pelo Chelsea, por empréstimo, na temporada 2021/22. Pelo clube londrino, o meia foi campeão do Mundial de Clubes, saindo do banco na final contra o Palmeiras, vencida pelos Blues na prorrogação por 2 a 1, com gol decisivo de Kai Havertz.
Convocado para a Copa do Mundo de 2018 pela Espanha, o meia foi figura frequente em muitas listas da Furia, mas já não é convocado há alguns anos. Ao todo, Saúl tem 19 jogos com a camisa da seleção.
Para a próxima temporada, Saúl Ñíguez chegou a ter saída do Atlético encaminhada rumo ao Trabzonspor, da Turquia, mas o negócio não se concretizou.
“Não aconteceu por causa de algumas coisas pessoais. Espero que nossos caminhos se cruzem novamente um dia”, escreveu o espanhol em suas redes sociais.
Flamengo quer mais reforços
Desde a janela extra de contratações para o Mundial de Clubes, antes de Saúl o clube só havia confirmado a chegada de Jorginho, que já estava encaminhada.
Há o diagnóstico de que o elenco precisa de contratações, sendo prioridades um atacante de lado de campo e um centroavante, além de um lateral para repor a iminente saída de Wesley.