Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Flamengo de Jesus é inspiração para ‘remontada’ do São Paulo contra a LDU

Derrotado por 2 a 0 pela LDU na ida das quartas da CONMEBOL Libertadores, o São Paulo terá uma tarefa dura nesta quinta-feira (25), no Morumbis, para reverter e avançar à semifinal da competição.

Até agora, na atual edição, nenhum clube que perdeu por dois gols de diferença na ida conseguiu reverter na volta de uma eliminatória, o que também não aconteceu em toda a Libertadores de 2024, vencida pelo Botafogo.

Pela principal competição do continente, o último confronto com reviravolta após vantagem de dois gols na primeira partida aconteceu em 2023, quando o Racing perdeu por 4 a 2 para o Atlético Nacional na ida, em Medellín, e conseguiu avançar com vitória por 3 a 0 em Avellaneda no retorno. O duelo em questão era válido pelas oitavas de final daquela edição, conquistada pelo Fluminense.

Na atual fase em que o São Paulo encara a LDU, as quartas de final, a remontada após levar desvantagem de dois gols na ida não ocorre desde 2017, há quase dez anos. O River Plate de Gallardo passou pelo boliviano Jorge Wilstermann depois de perder o primeiro jogo por 3 a 0, ‘montanha’ ainda maior a ser escalada, vencendo a volta por um sonoro 8 a 0 em Buenos Aires.

No mesmo ano, em confronto argentino, o Lanús perdeu por 2 a 0 para o San Lorenzo na ida e venceu a volta pelo mesmo placar, eliminando o rival local nos pênaltis. Em 2017, o Granate foi finalista da Libertadores, ficando com o vice-campeonato após derrota para o Grêmio na decisão.

Flamengo histórico de 2019 é inspiração para o Tricolor

Campeão da Libertadores e do Brasileirão, o Flamengo de 2019, uma das melhores equipes brasileiras do século, levou grande susto nas oitavas e quase caiu precocemente da competição sul-americana.

Nas oitavas, o Rubro-Negro encarou o Emelec, do Equador, decidindo a série no Maracanã após ter feito melhor campanha na fase de grupos. Favorito antes mesmo de embalar com Jorge Jesus no comando, o time sucumbiu em Guayaquil e perdeu por 2 a 0, mesmo jogando quase todo o segundo tempo com um jogador a mais.

Na volta, no Rio de Janeiro, Gabigol marcou duas vezes rapidamente, o Flamengo venceu pelo mesmo placar da ida e levou a decisão da vaga para os pênaltis, avançando com o lateral-direito Rafinha convertendo a cobrança decisiva e carimbando a remontada daquele time que se tornou histórico.

Depois, na sequência da campanha, o Flamengo eliminou Internacional e Grêmio e virou sobre o River Plate na grande final, com dois gols de Gabigol nos minutos finais da primeira decisão em jogo único, em Lima, sede também da final deste ano.

Sul-Americana de 2022 é exemplo mais recente de remontada no Morumbis

Após eliminar Universidad Católica, do Chile, e o Ceará, o São Paulo chegou à semifinal da Sul-Americana de 2022 para encarar mais um brasileiro, o Atlético-GO.

Favorito a avançar, o Tricolor até então treinado por Rogério Ceni sofreu dura derrota na partida de ida no Serra Dourada, em Goiânia, voltando para casa com derrota por 3 a 1, em jogo marcado por expulsão do meia Igor Gomes, atualmente no Atlético-MG.

Na volta, com Morumbi lotado, o São Paulo venceu por 2 a 0, com dois gols do meia Patrick, o primeiro deles logo aos quatro minutos de jogo, e levou a decisão aos pênaltis, garantindo a vaga na final com o argentino Galoppo convertendo a última penalidade com muita categoria.

Se repetir a dose agora contra a LDU e vencer por dois gols de diferença, seja qual for o placar, o Tricolor leva a decisão da vaga para os pênaltis.

Vale lembrar que, para chegar às quartas, o time de Hernán Crespo já precisou passar pela disputa na marca da cal para eliminar o Atlético Nacional, com Rafael herói no Morumbis, após empate por 0 a 0 na ida e 1 a 1 na capital paulista.

Segunda passagem de Crespo no Morumbis anima

Até aqui, desde que voltou ao São Paulo para sua segunda passagem como técnico do clube, Crespo fez sete jogos diante da torcida em casa, com seis vitórias e apenas um empate, justamente no último jogo pela Libertadores, mas ainda assim garantindo a classificação contra os colombianos.

Em quatro desses sete jogos o time venceu por dois gols de vantagem, diferença que levaria a decisão contra a LDU para os pênaltis: 2 a 0 contra Corinthians, Vitória e Atlético-MG e 3 a 1 contra o Fluminense, todos pelo Brasileirão. Duas vitórias seriam insuficientes para revertar o 2 a 0 sofrido em Quito: 1 a 0 contra o Botafogo, no último jogo no Morumbis, e 2 a 1 contra o Athletico-PR, pela Copa do Brasil.

Nenhuma vitória nesses jogos seria, portanto, o bastante para garantir a vaga no tempo normal. Para isso, o Tricolor precisa vencer por três gols de diferença, o que só aconteceu uma vez na atual temporada, ainda no Paulistão, quando o time treinado por Luis Zubeldía bateu o Mirassol por 4 a 1.

Compartilhe:

Veja também: