Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Flamengo demite José Luiz Runco do departamento médico após polêmica

O Flamengo demitiu José Luiz Runco, chefe do departamento médico, após o vazamento de mensagem criticando as condições físicas de Nicolás De La Cruz. A informação foi publicada pelo jornalista Bruno Castanha e confirmada pela reportagem da ESPN.

A diretoria bateu o martelo nesta quarta-feira (23), após uma reunião que durou mais de uma hora e meia com o profissional. Peça importante no apoio de Bap nos bastidores, Runco foi cobrado pelo presidente e reconheceu o erro, dizendo ter sido “traído” pela falta de domínio com as redes sociais.

O caso envolvendo Runco e De La Cruz caiu como uma bomba nos bastidores. Inicialmente, o presidente Luiz Eduardo Baptista, o Bap, não considerou o caso para demissão e tinha a intenção de manter o profissional.

Só que a guerra política que o clube vive desde a eleição no fim do ano pesou contra Runco. A mensagem publicada em um grupo onde estão presentes diversos aliados do antigo presidente Rodolfo Landim não caiu bem com a cúpula da atual diretoria rubro-negra, que pressionaram que Bap tomasse uma decisão.

“Prezado João. Boa tarde. Vou tentar passar a situação do De La Cruz. Jogador comprado em outra gestão, sem a menor condição, pois apresenta uma lesão crônica e irreparável no joelho direito, e uma lesão também no joelho esquerdo. Como somos bípedes, temos dificuldades de equilíbrio e equilíbrio muscular se algum membro já estiver afetado. Estamos tentando fazer o possível para que ele possa participar, mas é muito complicado. E, quanto a venda, só se houver algum clube que tenha interesse por outro motivo e não para jogar futebol competitivo. Atenciosamente”, escreveu o médico, no grupo que tem 71 membros.

Como publicou o ESPN.com.br, os líderes do elenco se incomodaram bastante com a exposição do caso de De La Cruz a pessoas de fora do ambiente do futebol do clube. A primeira reação foi de questionar a veracidade da mensagem, mas, após o vazamento de terça, a situação se agravou.

O meia Giorgian De Arrascaeta logo publicou foto ao lado do compatriota em sua conta no Instagram. “Se trata de cuidar dos nossos. Simples assim”, publicou o uruguaio em imagem com o companheiro.

Arrascaeta é só um dos diversos jogadores do elenco incomodados com a gestão médica do departamento, comandada desde o início de 2025 por Runco. Estafes de ao menos oito atletas confirmaram à reportagem a relação conturbada entre os médicos e os jogadores nos últimos meses.

Neste cenário, o presidente acabou cedendo e demitiu Runco. Só que, conforme apurou a ESPN, o médico foi apenas uma “gasolina na fogueira” na visão de alguns aliados de Bap. A fogueira, no caso a situação física de De La Cruz, continuará a ser um assunto que causará dor de cabeça no Ninho do Urubu. O atleta vem tendo dificuldade em ter uma sequência de jogos e não há uma boa expectativa para que esse cenário mude.

Há um entendimento que vai além de Runco e que se estende à cupula rubro-negra: que o departamento médico da gestão passada, comandado por Márcio Tannure, aprovou o atleta sem os exames corretos, já que De La Cruz convivia com o mesmo problema no River Plate. O Flamengo pagou, à vista, mais de R$ 100 milhões pela contratação do atleta, que ainda não conseguiu retornar em campo aquilo que se esperava.

Próximos jogos do Flamengo:

Compartilhe:

Veja também: