Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Flamengo faz petição na ONU por reconhecimento da torcida

O Flamengo lançou nesta terça-feira (9) uma campanha para pedir reconhecimento da ONU (Organização das Nações Unidas) sobre sua torcida.

Em nota oficial (leia completa abaixo), o clube carioca informou que pediu à entidade sediada nos Estados Unidos que “reconheça oficialmente a Nação Rubro-Negra como a primeira ‘Nação simbólico-cultural’ do planeta”.

A iniciativa contou com apoio do ex-meio-campista Zico, que destacou o tamanho da torcida flamenguista.

“Se fôssemos um país, teríamos a 36ª maior população do mundo. Somos mais de 45 milhões de pessoas unidas por uma mesma bandeira, por uma mesma cultura e por um mesmo sentimento que atravessa gerações. O Flamengo não é apenas um clube, é uma Nação”, declarou o craque.

“Uma Nação que não se define pela geografia, mas pelo sentimento coletivo. Que tem música, histórias, heróis, costumes e tradições. E, principalmente, um povo espalhado por todo o planeta. Isso é a Nação Rubro-Negra”, acrescentou Zico.

No comunicado, o Fla ainda pediu aos torcedores que assinem uma petição digital, através do site peticao.flamengo.com.br, para ajudar na propagação da campanha.

“De protocolo internacional a arquibancada, uma coisa é certa: o mundo já é rubro-negro. A ONU só precisa confirmar”, finalizou a equipe da Gávea.

Leia a nota oficial do Flamengo

O Flamengo lançou nesta terça-feira (09/09/2025) uma campanha que só poderia nascer da ousadia, irreverência e da saudável soberba rubro-negra: pedir à ONU que reconheça oficialmente a Nação Rubro-Negra como a primeira “Nação simbólico-cultural” do planeta. Afinal, quem vai duvidar da força e do tamanho dessa Nação?

A campanha, que celebra a grandeza e a paixão da marca Flamengo, foi revelada em um pronunciamento especial de Zico, direto do Maracanã, compartilhado com a Nação pela FlamengoTV.

“Se fôssemos um país, teríamos a 36ª maior população do mundo. Somos mais de 45 milhões de pessoas unidas por uma mesma bandeira, por uma mesma cultura e por um mesmo sentimento que atravessa gerações. O Flamengo não é apenas um clube, é uma Nação”, declarou Zico.

A campanha tem como objetivo engajar a imensa torcida rubro-negra em torno de um movimento simbólico, que traduz o que já é realidade: a força cultural, social e emocional do Flamengo ultrapassa fronteiras. O reconhecimento pela ONU, ainda que em caráter simbólico, seria a validação internacional de um fenômeno que já se manifesta no Brasil e em todo o mundo.

A campanha abre espaço para a participação direta da torcida, que poderá apoiar a causa assinando a petição digital. Para isso, basta entrar na página peticao.flamengo.com.br

“Uma Nação que não se define pela geografia, mas pelo sentimento coletivo. Que tem música, histórias, heróis, costumes e tradições. E, principalmente, um povo espalhado por todo o planeta. Isso é a Nação Rubro-Negra”, destacou Zico no pronunciamento.

Se o pronunciamento veio do Rei Zico, o chamado para a petição ganhou ainda mais força com Adriano, o Imperador. Porque, convenhamos: qual outra Nação pode dizer que tem um rei e um imperador ao mesmo tempo?

De protocolo internacional a arquibancada, uma coisa é certa: o mundo já é rubro-negro. A ONU só precisa confirmar.

Próximos jogos do Flamengo:

Compartilhe:

Veja também: