Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

‘Foi trabalhando”, diz, sobre ser escolhido por Tarcísio

Passados 2 anos e 7 meses desde a sua posse como vice-governador do Estado de São Paulo, o administrador de empresas Felicio Ramuth (PSD) continua recebendo questionamentos sobre como se deu a sua proximidade com o atual chefe do Executivo paulista, Tarcísio de Freitas (Republicanos)

Em meio a uma tradição política em que prevalecem o apadrinhamento e as conveniências partidárias, Ramuth furou a bolha e surgiu como um nome inesperado para uma posição tão cobiçada no tabuleiro político. Em entrevista ao programa Arena Oeste na última quinta-feira, 10, ele explicou de forma taxativa como se tornou um dos principais aliados de Tarcísio.

Ramuth e Tarcísio: dois projetos no governo Bolsonaro

“Minha aproximação foi por meio do trabalho”, afirmou. Na prática, Ramuth se referia aos encontros que teve com Tarcísio, então ministro da Infraestrutura no governo Jair Bolsonaro (PL). “Como prefeito de São José dos Campos, tive a oportunidade de fazer dois projetos em conjunto com o então ministro”. 

O vice-governador explica que no período em que administrava a Prefeitura de São José, foi da sua equipe a ideia de transferir ao município o direito de negociar isoladamente a concessão do aeroporto local à iniciativa privada. “O aeroporto entraria em um lote de privatização junto com Congonhas. Ao ver aquilo, queria muito que o Aeroporto de São José fosse administrado individualmente. Afinal, quem ganhasse Congonhas nem iria olhar para São José”.

YouTube videoYouTube video

Outra iniciativa que teria pesado na sua aproximação ao atual governador foi a revisão de um contrato de concessão da Rodovia Presidente Dutra, que liga São Paulo ao Rio de Janeiro e passa por São José dos Campos. “A Dutra tinha seu contrato prorrogado sem uma readequação. O Tarcísio entendeu que era preciso uma nova licitação e, nesse contexto, conseguimos incluir no trecho de São José as marginais”.

Ramuth acredita assim que a atuação efetiva de sua administração junto ao Ministério de Infraestrutura chamou a atenção do atual governador. Diz, do mesmo modo, que a sua confiança na importância das audiências públicas convergiu com a visão de Tarcísio e o ajudou a receber a indicação de candidato a vice na chapa.

A influência de Kassab

Além disso, Ramuth, segundo analistas, teria sido favorecido por uma articulação política do presidente do PSD, Gilberto Kassab. Ele buscava fortalecer a chapa agregando representatividade no Estado. Outro motivo seria a ajuda na neutralização das críticas a Tarcísio por nascer no Rio e concorrer em São Paulo. Neste caso, o atual vice trabalhou para atestar o vínculo de Tarcísio com São José dos Campos e viabilizar a legitimidade eleitoral.

+ Leia mais notícias de Política na Oeste       

Compartilhe:

Veja também: