Desde segunda-feira (22), a Prefeitura de Tibagi tem atuado no abastecimento emergencial de água para comunidades rurais afetadas pelo temporal registrado no último domingo (21). O trabalho começou com os caminhões pipa do município e, nesta sexta-feira (26), ganhou reforço da Sanepar. Ao todo, três veículos atuam de forma simultânea, que somados garantem a distribuição de cerca de 28 mil litros de água por viagem.
O secretário de Agricultura, Eduardo Torres, explicou a operação. “A água vai chegar. Sabendo da dificuldade que as nossas comunidades rurais estão enfrentando, a gente fez uma força-tarefa. Estamos aqui com 28 mil litros de água, em três caminhões, que vão para o nosso interior”, disse.
O prefeito Rildo Leonardi destacou que o município também mantém contato diário com a Copel para a solução dos problemas de energia elétrica. “Nós tivemos um evento muito forte de ventos e chuvas no domingo e, desde então, várias comunidades rurais estão sem energia elétrica. Estamos em contato com a Copel duas, três vezes por dia, monitorando o avanço das famílias que seguem sem luz. Ontem pela manhã eram 417 unidades, à tarde 200, e a previsão é que a situação seja resolvida hoje, o mais breve possível”, afirmou.
Segundo o prefeito, a falta de água ainda deve persistir por alguns dias até que se normalize a situação dos poços. “Estamos contando com o reforço da Sanepar e com a estrutura do município para atender o mais rápido possível todas as comunidades rurais”, completou.
ESTRAGOS DO TEMPORAL
As fortes chuvas acompanhadas de ventos intensos registradas no domingo (21) e na madrugada de segunda-feira (22) provocaram estragos em diferentes pontos de Tibagi e nos distritos.
De acordo com a Defesa Civil, houve quedas de árvores, destelhamentos de imóveis, postes de energia quebrados e danos em rodovias. No Centro, uma casa foi destelhada, além de residências nos distritos de Caetano Mendes e São Bento, onde a delegacia também sofreu destelhamento. Na BR-153 e na PR-340, quedas de árvores interromperam o tráfego e exigiram ação conjunta das equipes municipais com o Corpo de Bombeiros para a liberação das estradas.
Equipes da Secretaria de Urbanismo e Obras prestou apoio e segue em serviço emergencial nas áreas afetadas.
A Defesa Civil orienta que moradores registrem ocorrências pelo telefone (42) 98830-6954, para auxiliar no levantamento completo dos danos e na organização das ações de resposta.