Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Formações na Educação em Ortigueira qualificam ensino

Walter Souza, secretário à frente da rede municipal desde março, comenta sobre três frentes de atuação, investimentos e gestão voltada à valorização dos profissionais do setor

Educador foi o 12º entrevistado da série especial do Vamos Ler – Geração Digital com secretários dos municípios parceiros em 2025

Educador foi o 12º entrevistado da série especial do Vamos Ler – Geração Digital com secretários dos municípios parceiros em 2025 –

O Vamos Ler – Geração Digital deu sequência à série especial de entrevistas com os secretários de Educação dos municípios do Paraná que compõem o projeto em 2025. O 12º entrevistado foi Walter Souza, à frente da pasta em Ortigueira, que comentou sobre as formações continuadas, investimentos variados e os quase seis meses de gestão junto à rede municipal de ensino.

“Nós tivemos aí alguns meses de intenso trabalho e, nesses primeiros meses, nós fizemos um trabalho voltado a um diagnóstico e conseguimos diagnosticar algumas questões para que pudéssemos fazer uma reestruturação para melhorar as questões de investimentos na educação do nosso município. Dentre esse diagnóstico, elegemos, juntamente com a nossa equipe da Secretaria de Educação, três frentes: clima escolar, a frequência escolar e a aprendizagem”, aponta o gestor sobre a ideia voltadas às formações continuadas.

Nesse modelo de gestão, explica Walter, a valorização vai para todos os profissionais da Educação de Ortigueira, como professores, equipe operacional, merendeiras, vigias, guardião, entre outros, posicionando-os como educadores e recebendo capacitação para lidar com as três frentes construídas dentro da Secretaria.

Na infraestrutura e investimento, a programação é de ampliar ainda mais o acesso dos alunos, com a construção de dois novos centros municipais da educação infantil. “A estrutura das escolas está melhorando a cada dia, nós estamos investindo pesado ali e temos ainda a construção de dois novos Cmeis que estão para acontecer. Um deles será numa comunidade, num bairro rural chamado Lajeado Bonito, e um outro está previsto para acontecer no Jardim Kovalewski, da nossa cidade”, relata o secretário.

Outro ponto foi a preparação para a Prova Brasil e Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb): segundo o gestor, o objetivo é ampliar a pontuação da rede municipal de ensino, que saltou de 5.5 para 6.1 no último Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), por meio da redistribuição de pedagogos para ampliar o acompanhamento das escolas.

“O recado que nós deixamos é o agradecimento. O acolhimento que eles têm dado à nossa educação, a parceria que nós estamos construindo com as famílias, com os professores, com os profissionais, de forma geral, nós estamos desenvolvendo um trabalho com a soma de esforço entre todos os segmentos, e eu tenho certeza que juntos nós somos muito mais fortes”, conclui Walter.

Projeto auxilia e amplia ações na rede local

O Vamos Ler – Geração Digital, projeto de mídia, educação e novas tecnologias do Grupo aRede e Instituto aRede, chega a seu quinto ano consecutivo junto à rede municipal de ensino de Ortigueira, com recorde de trabalhos enviados. “É um projeto que vem de encontro à necessidade das escolas, porque ela visa a intensificação da leitura e a produção, e hoje eu percebo a satisfação que os nossos professores têm ao desenvolver esse trabalho. Então, nós agradecemos a rede por essa parceria”, aponta Walter. 


Compartilhe:

Veja também: