Chegou ao afim a Era Vojvoda no Fortaleza. O treinador argentino não suportou a campanha ruim no Campeonato Brasileiro e teve a sua saída anunciada na tarde desta segunda-feira (14).
O trabalho de Vojvoda vinha sendo questionado pelos recentes resultados e a gota d’água foi a derrota para o rival Ceará, por 1 a 0, no último domingo (13), na Arena Castelão, pela 13ª rodada do Brasileirão.
Os auxiliares Nahuel Martínez e Gastón Liendo, o preparador físico Luís Azpiazu, o psicólogo Christian Rodríguez e o preparador de goleiros Santiago Piccinini também deixam o clube.
Em vídeo divulgado pelo clube, o CEO da SAF do Fortaleza, Marcelo Paz, enalteceu o trabalho realizado por Vojvoda, mas que o momento exigia mudanças.
A fase do Fortaleza é realmente delicada. São nove partidas sem vitória e seis derrotas seguidas. Neste período, foi eliminado pelo Retrô na Copa do Brasil, pelo Bahia nas quartas de final da Copa do Nordeste e caiu para o 18º lugar no Brasileirão, com 10 pontos.
“Comunicamos que Juan Pablo Vojvoda não é mais técnico do nosso Tricolor. Decidimos que é hora de encerrar esse ciclo, um ciclo extremamente vitorioso. O Vojvoda ajudou a transformar o Fortaleza e o futebol cearense. Conquistou títulos e nos levou a competições internacionais. E conquistou também o carinho do torcedor, com seriedade, ética e trabalho. Porém, futebol exige decisões difíceis. Entendemos que é o momento de promover uma mudança necessária”, disse Marcelo Paz.
Contratado em maio de 2021, Juan Pablo Vojvoda dirigiu o Fortaleza em 310 partidas, com 145 vitórias, 77 empates e 88 derrotas. Com ele, o Leão foi tricampeão cearense (2021, 2022 e 2023) e bicampeão da Copa do Nordeste (2022 e 2024), além do vice na CONMEBOL Sul-Americana de 2023.
No mercado
Agora, a diretoria trabalha para definir o quanto antes quem será o substituto de Vojvoda.
“A partir de agora vamos buscar um novo comando, um novo treinador, com perfil vencedor, que comece um ciclo vitorioso aqui no clube também. Começamos agora os contatos e esperamos em breve anunciar o novo treinador do nosso clube”, afirmou o diretor de futebol Sérgio Papellin.
O Fortaleza volta a campo no próximo sábado (19), contra o Bahia, na Arena Castelão, pela 15ª rodada do Brasileirão.