fbpx
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Foz do Iguaçu sedia encontros do G20 a partir desta terça-feira – CBN Curitiba – A Rádio Que Toca Notícia

Autoridades de 19 países participam, entre esta terça-feira (1º) e sexta (04), de uma série de encontros da cúpula do G20, em Foz do Iguaçu. A cidade do oeste do Paraná, na fronteira entre Argentina e Paraguai, vai promover encontros com ministros de energia, líderes e especialistas de todo o mundo para discutir e promover políticas de transição energética, ou seja, na geração de energia 100% limpa. A Rádio CBN Curitiba está presente em Foz do Iguaçu e vai acompanhar o evento durante esta semana.

A cidade paranaense é a única que não é uma capital a sediar um encontro do G20 no país e foi escolhida por abrigar a Itaipu Binacional, responsável por fornecer cerca de 10% da energia elétrica para parte do Brasil e 88% da energia do Paraguai, por meio da Usina Hidrelétrica de Itaipu.

O G20 é o principal fórum de cooperação econômica internacional. Ele é presidido pelo Brasil no período de 1º de dezembro de 2023 e a 30 de novembro de 2024. O grupo é formado pela África do Sul, Alemanha, Arábia Saudita, Argentina, Austrália, Brasil, Canadá, China, Coreia do Sul, Estados Unidos, França, Índia, Indonésia, Itália, Japão, México, Reino Unido, Rússia, Turquia e dois órgãos regionais: a União Africana e a União Europeia.

A reuniões em Foz acontecem entre segunda (1º) e sexta-feira (4), com o Grupo de Trabalho de Transições Energéticas (ETWG, na sigla em inglês) do G20.

Dentre a programação, está previsto um debate sobre energias renováveis na sessão de abertura do Congresso da Associação Mundial do Biogás na terça-feira (1°).

Na quarta-feira (02), está previsto o evento “Mulheres na Transição Energética”.

Já sexta (04), a Agência Internacional de Energia realiza a primeira reunião da Comissão Global Transições Energéticas Centradas nas Pessoas. No último dia também está prevista uma sessão especial sobre combustíveis, produtos químicos e materiais sustentáveis, no âmbito do G20.

Compartilhe:

Veja também: