A França tomou sustos, mas virou sobre a Islândia nesta terça-feira (9) e engatou a segunda vitória em dois jogos nas eliminatórias europeias para a Copa do Mundo, desta vez por 2 a 1, no Parque dos Príncipes, em Paris. No último minuto, Les Bleus chegaram a tomar o gol de empate, mas a jogada foi anulada pelo VAR por falta.
Kylian Mbappé e Barcola marcaram os gols da virada dos franceses, que se isolaram na liderança do grupo D das eliminatórias.
Dominante do início ao fim em casa, Les Bleus foram surpreendidos após falha individual de Olise, que tentou sair jogando com Upamecano dentro da área francesa e acabou entregando o ouro para Gudjohnsen bater de primeira e abrir o placar para a Islândia aos 21 minutos do primeiro tempo.
Se antes de sair na frente a Islândia já privilegiava se defender e saía pouco de trás, depois do gol virou ataque contra defesa de vez, com a França de Didier Deschamps se lançando ao ataque e pressionando os nórdicos.
Ainda no primeiro tempo, a equipe reuniu algumas oportunidades, e enfim conseguiu o empate nos minutos finais, de pênalti, com Mbappé.
Marcus Thuram foi derrubado na área, mas o juiz mandou seguir. Após análise do VAR, o árbitro apontou para a marca da cal, e o camisa 10 bateu firme, no alto, deslocando o goleiro Ólafsson. Com o gol, Mbappé ultrapassou Thierry Henry e se isolou como segundo maior artilheiro da história da seleção da França, agora com 52 gols, atrás apenas de Olivier Giroud, maior artilheiro com 57 tentos.
No segundo tempo, Les Bleus viraram aos 16 minutos com Barcola, que recebeu após arrancada de Mbappé em contra-ataque veloz e só colocou para dentro, fechando o placar em 2 a 1.
Ainda deu tempo de mais um susto francês com a expulsão de Tchouaméni, meio-campista do Real Madrid, aos 23 minutos da etapa final. A Islândia teria mais de 20 minutos com um homem a mais para buscar o resultado, mas nada feito.
Com 10 em campo e o 2 a 1 no placar, o jogo virou e a França passou a se defender, complicando os islandeses, mais acostumados a reagir, que tiveram dificuldade em criar.
Aos 44 do segundo tempo, porém, a Islândia conseguiu o empate em 2 a 2, mas a jogada foi parada após o VAR conferir irregularidade no lance, com falta de ataque.
Resultado mantido em 2 a 1 e Mbappé e companhia isolados na liderança da chave, deixando a Islândia na segunda posição, agora três pontos atrás da França.
Classificação do grupo G das eliminatórias:
-
França: 1ª colocada, com 6 pontos
-
Islândia: 2ª colocada, com 3 pontos
-
Ucrânia: 3ª colocada, com 1 ponto
-
Azerbaijão: 4ª colocada, com 1 ponto